Busca:
Redes Sociais:
  • Praça Rui Barbosa, nº 54 - Centro
    CEP:15400-000
  • (17) 3279-2727

Distritos de Olímpia

A Estância Turística se dispõe dos distritos de Olímpia (sede), Baguaçú e Ribeiro dos Santos.

BAGUAÇU
Baguçu: espécie de palmeira de semente oleaginosa. Havia nas fazendas do Município, onde se formou um povoado, abundante plantação de palmeira baguaçu. Constituía um quadro sublime da natureza, panorama arrebatador que fazia ressaltar essa variedade de coqueiros. O cenário a todos oferecia uma impressão muito agradável.

Era uma mata densa e escura, tal a proximidade dos coqueiros, altos, atingindo de dez a quinze metros. De folhas regularmente pinadas, atinge de cinco a oito metros de comprimento e tem uma coloração verde-escura e, quando nova, não apresenta tronco e só se desenvolve depois de muitos anos. Cada palmeira pode produzir até quarenta cachos de cocos. Cada cacho contêm em média de duzentos a trezentos coquinhos.

Infelizmente, com relação ao passado, hoje são poucas as palmeiras "baguaçu" que povoam o patrimônio, local onde se constitui um comércio, a pequena cidade.

Dessa palmeira - baguaçu provém o nome do distrito: Baguaçu.

RIBEIRO DOS SANTOS
Dr. Gabriel Ribeiro dos Santos, filho do Dr. Antônio Ribeiro dos Santos e de D. Gabriela dos Santos, nasceu em Pirassununga-SP, no dia 3 de agosto de 1873.

Ribeiro dos Santos casou-se com D. Gabriela Procópio Ribeiro dos Santos. Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, onde colou grau na turma de 1895. Em Paris, freqüentou o Curso na Sorbone. Exerceu a advocacia e foi fazendeiro. Ocupou a presidência da Sociedade de Cultura Artística de São Paulo. Foi membro do Conselho Consultivo da Sociedade Paulista de Agricultura, presidente da Sociedade Rural Brasileira, presidente da Liga Agrícola e membro do Instituto dos Advogados.

Foi proprietário de 500 ações da Companhia Ferroviária São Paulo-Goiás. A estação do quilômetro 89779, compreendido no trecho férreo entre Olímpia e Nova Granada, neste Estado, oficialmente inaugurado em 28 de junho de 1931, já tinha a denominação de Ribeiro dos Santos.

Faleceu em São Paulo, capitão, em 18 de abril de 1938. Do nome desse ilustre paulista originou-se o nome do distrito: Ribeiro dos Santos.

Fonte de Pesquisa: Professor José Sant'ann e Rothschild Mathias Neto
Edição de Texto: Jonas Olmos Lopes




ATALHOS