Busca:
  • Praça Rui Barbosa, nº 54 - Centro
    CEP:15400-000

Festival do Folclore

Olímpia vira Brasil durante o maior Festival de folclore do país

Conhecida como a "capital do folclore", todo ano, Olímpia recebe quase 150 mil pessoas por ano

O melhor das tradições folclóricas reúne-se todo mês de agosto na cidade que realiza anualmente Festival do Folclore de Olímpia..

Acesse o Portal Oficial do evento: www.folcloreolimpia.com.br

O evento é gratuito e conta com apresentações de danças folclóricas e parafolclóricas, como de bumba-meu-boi, reisado, samba-de-coco, São Gonçalo, folias de reis, carimbo, rancheiras, etc. Além de oferecer amplas opções de comidas típicas.

Conhecida como a "capital do folclore", todo ano, Olímpia recebe quase 150 mil pessoas, entre turistas, estudantes, pesquisadores e estudiosos do assunto, de vários cantos do Brasil.

A grade de apresentações privilegia o folclore brasileiro e espaço para movimentos de praticamente todos os estados.

Além de danças e folguedos folclóricos, a programação ainda reserva cursos, palestras e seminários sobre folclore; gincana e oficina de brinquedos tradicionais infantis; exposições de peças artesanais; campeonato de truco e de malha; festival da seresta; culinária brasileira; espetáculo pirotécnico; feiras, eventos e desfiles de grupos folclóricos e parafolclóricos.

Dentro da programação, a Secretaria Municipal de Educação realiza um minifestival indicado para crianças e adolescentes, com a participação de grupos, dos projetos escolares e palestrantes. Esses eventos acontecem no Recinto de Exposições e Praça das Atividades Folclóricas "Professor José Sant'Anna", onde também acontece oficinas de brinquedos tradicionais e infantis.

O desfile de encerramento é considerado o ponto máximo do festival...

Durante o festival, os grupos participantes fazem apresentações pelas ruas centrais da cidade, numa autêntica peregrinação por comércios e órgãos públicos.

Nos dias de evento, o Museu de História e Folclore "Maria Olímpia" (Rua David de Oliveira, 420, Centro) pode ser visitado gratuitamente. Além de possuir um rico acervo, os grupos participantes também se apresentam aos visitantes pelas manhãs e tardes.

De segunda a sexta-feira, acontece a gincana de brinquedos tradicionais e infantis, como perna de pau, bito e bétia, rodar pião, amarelinha, por o rabo no burro, bolinha de gude, corrida no saco, pular corda e soltar pipas.

Os organizadores consideram o ponto alto do festival, o desfile de encerramento, que acontece no último domingo da festa, na principal avenida da cidade: a Aurora Forti Neves seguindo pela margem direita da marginal e encerrando na Rua Floriano Peixoto.

ORIGENS
Olímpia se tornou palco das atividades folclóricas a partir da década de 50, quando o professor José Sant'anna e seus alunos pesquisaram e expuseram sobre o tema em escolas, estabelecimentos comerciais da cidade e na praça São João Batista.

O rápido crescimento fez com que o evento ganhasse espaço próprio: a Praça das Atividades Folclóricas, que homenageia o professor que idealizou o projeto.

A proposta do festival é difundir o folclore e contribuir para sua preservação; fortalecer a consciência e unidade nacional; estimular e cultivar a atividade de grupos folclóricos de vários pontos do País e proporcionar oportunidades para o estudo e a apreciação de fatos folclóricos.

SITE OFICIAL - www.folcloreolimpia.com.br

ATALHOS