Olímpia-SP - Prefeitura Municipal - HOME PAGE
 
Inicial   Fale-conosco
Social:  
 
  Olímpia-SP, Segunda-Feira, 01 de Setembro de 2014
 
IPTU 2014 - Clique Aqui
Via Rápida Empresa - Clique Aqui
Legislação Municipal - Clique Aqui
Imprensa Oficial do Município de Olímpia-SP - Publicações
Clique Aqui e envie um e-mail para o Prefeito Municipal
Doe parte do seu Imposto para as nossas entidades
DAEMO - Site Oficial - Clique Aqui
Banco do Povo - Olímpia - Clique Aqui
 
  NOTÍCIAS
Compartilhe esta Notícia no Facebook Envie e Compartilhe esta Notícia no Twitter Versão Econômica para a Impressão de texto Newsletter Adicione este site aos seus FAVORITOS Voltar - Pagina Anterior

Secretaria realiza curso introdutório para as primeiras equipes do programa Estratégia Saúde da Família - Notícias - Prefeitura Municipal da Estância Turística de Olímpia-SP
Saúde

Secretaria realiza curso introdutório para as primeiras equipes do programa Estratégia Saúde da Família

25/08/11 Por: Assessoria de Imprensa Aumente o tamanho do texto a a a

A Secretaria da Saúde de Olímpia está realizando curso introdutório para as equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF), antes denominado Programa Saúde da Família (PSF), que estão atuando nas Unidades (USFs) dos distritos de Ribeiro dos Santos e Baguaçu. No total, 36 profissionais passam pelo treinamento. Em outubro serão capacitados os grupos que atenderão nas Unidades do Jardim São José e Alfredo Zucca (Cohab 4).

Treinamento dos agentes de Saúde...

As equipes atuam com ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais freqüentes. Segundo informações da Secretaria, a Saúde da Família tem como principal desafio promover a reorientação das práticas e ações de saúde de forma integral e contínua, levando-as para mais perto da família e, com isso, melhorar a qualidade de vida dos brasileiros.

O atendimento é prestado por médicos, enfermeiros, técnico em enfermagem, agentes comunitários de saúde, dentistas e auxiliares de consultório dentário, na UBS ou nos domicílios. Essa equipe e a população acompanhada criam vínculos de co-responsabilidade, o que facilita a identificação, o atendimento e o acompanhamento dos agravos à saúde dos indivíduos e famílias na comunidade, conhecendo melhor os problemas e evitando sofrimentos e perdas.

Em Olímpia, segundo a Secretaria, as equipes são compostas por 1 médico generalista, 1 enfermeiro, 1 técnico em enfermagem, 1 recepcionista, 1 auxiliar de serviços diversos, 6 agentes comunitários de saúde, 1 dentista e 1 auxiliar de consultório odontológico.

ESF SAI DO PAPEL APÓS 10 ANOS
O programa Saúde da Família em Olímpia saiu do papel em maio passado, depois de dez anos de sua criação no município (por meio da Lei Municipal 2.823, de 6 de setembro de 2.000). Exatamente no dia 28 de maio, a Imprensa Oficial (IOM) publicou o decreto do prefeito Geninho Zuliani (DEM) criando duas Unidades de Saúde da Família (USF), com quatro equipes e 40 profissionais. Desses, 24 serão contratados através de concurso público. Mais de um quarto da população urbana estará dentro da cobertura pretendida pela Saúde da Família. Além do ESF, o atual governo também instituiu o programa Agentes Comunitários de Saúde (PACS), em parceria com o Ministério da Saúde.

Desta forma, duas UBS´s deixam de ser ‘Básicas’ e passam a se chamar Unidades de Saúde da Família (USF) - a “Dr. Francisco Figueiredo Filho” e a “Valter Stuck”. A primeira contará com três equipes, totalizando 30 profissionais, já que atingirá um público estimado de quase 9 mil pessoas, enquanto que a segunda, apenas uma equipe de dez profissionais, para um público estimado em três mil pessoas.

Cada equipe se responsabiliza pelo acompanhamento de, no máximo, 4 mil habitantes, sendo a média recomendada de 3 mil habitantes de uma determinada área, e estas passam a ter co-responsabilidade no cuidado à saúde.

A USF “Francisco Figueiredo Filho” abrangerá o seguinte território: Avenida Andrade Silva, a partir da Avenida Aurora Forti Neves, sentido rua Vergílio Fioroto, avenida Nossa Senhora de Fátima, rua Enrique Minari, avenida Harry Giannecchini, ruas Domingos Sgorlon, Maria da Paixão Toledo e Gastão Vidigal, até a avenida Andrade Silva. Já a USF “Valter Stuck” atenderá os moradores da avenida do Folclore, a partir da rua Domingos Bizzio, sentido rua Projetada Um e Edson Jesus de Abreu, cobrindo toda a área do Jardim Alfredo Zucca e adjacências.

Segundo o decreto assinado por Geninho, o prazo de duração da Saúde da Família será de seis meses, “prorrogáveis independentemente de qualquer ato formal, pelo período de vigência dos respectivos convênios junto ao Ministério da Saúde”, ou seja, enquanto houver demanda e atendimento, o programa será mantido.

MAIS DUAS UNIDADES
De acordo com a secretária Silvia Forti Storti, para a criação das quatro equipes da Saúde da Família não foram utilizados os R$ 400 mil já aprovados pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) do governo federal.

Sílvia explica que o trabalho foi ‘totalmente técnico’ junto ao Ministério da Saúde e que pleiteava, além do bairro São José, as comunidades do Campo Belo e Santa Ifigênia. Porém, num primeiro momento, o Ministério optou pelo projeto do São José, por ser mais populoso e carente.

Quando o recurso vier, será para a construção da sede própria de uma USF naquele bairro. Por enquanto funcionará na “Francisco Figueiredo Filho”.

Por outro lado, a prefeitura de Olímpia está construindo com recursos próprios mais uma Unidade de Saúde da Família, esta no Jardim Tropical 2. “Ela já será inaugurada como USF, e até lá mais um projeto deverá estar aprovado no Ministério da Saúde”, garante a secretária.

O PROGRAMA
De acordo com o Ministério da Saúde, estudos acadêmicos em curso demonstram que a Saúde da Família apresenta indicadores animadores como a redução da mortalidade infantil. “E, consequentemente, haverá o aumento da satisfação dos usuários quanto ao atendimento recebido resultado das mudanças das práticas das equipes de saúde”, diz o órgão.

O programa Saúde da Família é atualmente a estratégia do Sistema Único de Saúde (SUS) melhor avaliada por seus usuários, segundo pesquisa divulgada dias atrás pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). De acordo com o Estudo Sistemas de Indicadores de Percepção Social, 80,7% dos entrevistados avaliaram a Saúde da Família como “muito bom” ou “bom”. A pesquisa também avaliou a percepção da população em relação a outros serviços, como a oferta de medicamentos nas unidades de saúde e o atendimento a urgências e emergências.

RESULTADOS
A Estratégia de Saúde da Família é um projeto dinamizador do SUS, condicionada pela evolução histórica e organização do sistema de saúde no Brasil. A velocidade de expansão da Saúde da Família comprova a adesão de gestores estaduais e municipais aos seus princípios. Iniciado em 1994, apresentou um crescimento expressivo nos últimos anos. A consolidação dessa estratégia precisa, entretanto, ser sustentada por um processo que permita a real substituição da rede básica de serviços tradicionais no âmbito dos municípios e pela capacidade de produção de resultados positivos nos indicadores de saúde e de qualidade de vida da população assistida.

A Saúde da Família como estratégia estruturante dos sistemas municipais de saúde tem provocado um importante movimento com o intuito de reordenar o modelo de atenção no SUS. Busca maior racionalidade na utilização dos demais níveis assistenciais e tem produzido resultados positivos nos principais indicadores de saúde das populações assistidas.

Assessoria de Imprensa
Prefeitura Municipal de Olímpia
Administração 2009/2012

 
  ÚLTIMAS NOTÍCIAS
08/02/13 - Prefeito Geninho recebe estagiários para renovação dos contratos
08/02/13 - Empresários do turismo retomam trabalho junto ao Sebrae
08/02/13 - Novo Gerente Regional do SEBRAE visita Prefeito Geninho
08/02/13 - Secretaria de Saúde realiza prevenção contra diarréia em hotéis e pousadas de Olímpia
08/02/13 - ETEC de Olímpia já formou mais de 400 alunos
08/02/13 - Vigilância em Saúde realiza arrastão contra a dengue
08/02/13 - Procon divulga lista das empresas mais reclamadas em 2012, Grupo Telefônica lidera de novo
08/02/13 - Diretoria de Cultura orienta olimpienses para inscrição no Prêmio Culturas Populares
08/02/13 - Prodem informa sobre nova lei dos mototaxistas e motofretistas
08/02/13 - Jamaica vence o Torneio Início Amador 2013
 
Compartilhe esta Notícia no Facebook Envie e Compartilhe esta Notícia no Twitter Versão Econômica para a Impressão de texto Newsletter Adicione este site aos seus FAVORITOS Voltar - Pagina Anterior
 
 

Prefeitura Municipal da Estância Turística de Olímpia-SP
Praça Rui Barbosa, nº: 54 - Centro - Olímpia-SP - CEP: 15400-000 - Fone: (17) 3279-7258 / 3281-5228 - Fax (17) 3281-6941
Redes Sociais:
 
 
Canais
Gabinete do Prefeito
Agricultura, Comércio e Indústria
Assistência Social
Educação
Finanças
Gestão
Meio Ambiente
Obras
Planejamento
Saúde
Turismo
Atalhos
Daemo
Câmara Municipal
Festival do Folclore
Guia turístico da cidade
Thermas dos Laranjais
Hotéis & Pousadas
Olímpia Futebol Clube

Contatos
Fale com o Prefeito
Secretarias
Daemo
Equipe Portal

Tags mais buscadas
turismo olímpia museu restaurantes hotéis empregos eventos fotos telefones contas imprensa oficial leis licitações notícias prefeito meio ambiente educação saúde obras daemo prodem como chegar pregão roteiros secretarias dia-a-adia história