Busca:
Redes Sociais:
  • Praça Rui Barbosa, nº 54 - Centro
    CEP:15400-000
  • (17) 3279-2727

Notícias

Notícia

18/05/2017
Começa hoje a Semana de Museus

O Museu de História e Folclore “Maria Olímpia” está participando da Semana Nacional de Museus, evento que começa nesta quinta-feira, 18, e vai até sábado, dia 20, das 18h às 21h. Esta é a 15ª edição do evento, que ocorre nacionalmente de 15 a 21 de maio, sob a coordenação do Ibram – Instituto Brasileiro de Museus. O tema desta edição, sugerido pelo ICOM (Conselho Internacional de Museus) será “Museus e histórias controversas – dizer o indizível em museus”.

Durante os três dias, a Semana de Museus terá participação de grupos folclóricos, parafolclóricos e músicos, que farão suas apresentações, além de artistas plásticos com exposição de artes. “A Semana Nacional de Museus acontece anualmente para comemorar seu Dia Internacional, celebrado hoje, 18 de maio, quando unidades brasileiras convidadas pelo Ibram desenvolvem uma programação especial em prol dessa data”, explicou Rosely Mayse Seno, arquiteta e especialista em Patrimônio Cultural Arquitetônico.

O objetivo do projeto é chamar a comunidade a refletir, discutir e trocar experiências sobre o tema sugerido pelo ICOM, além de promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros, com o intuito de aumentar o público visitante.

Na noite desta quinta-feira, serão realizadas as apresentações do Grupo Folclórico Terno de Moçambique São Benedito. Em seguida, terá música clássica com o professor e regente Emerson Costa e, na sequência, “O verso, a prosa, o canto e o encanto” com o músico, poeta e professor Wadão. Por fim, quem se apresenta é a dupla Marcos Paulo e Zé Pereira.

Já no dia 19, a programação será com o Grupo Parafolclórico Frutos da Terra, Grupo Parafolclórico Godap e a dupla Marcos Paulo e Zé Pereira. E no dia 20, para encerrar a semana, as apresentações serão do Grupo Folclórico Terno de Congada Chapéus de Fita, Grupo Folclórico Folia de Reis Filhos de Maria e os músicos da ABECAO – Associação Beneficente Cultural e Assistencial de Olímpia.

Durante os três dias de evento, os comerciantes da Feira Livre de Olímpia também estarão presentes no Museu com diversas opções de quitutes e atrações para toda a família.  

A Semana de Museus é uma realização do Ministério da Cultura em parceria com a Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, por meio da secretaria de Cultura, Esportes e Lazer, e com apoio da secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico.  




ATALHOS