Busca:
Redes Sociais:
  • Praça Rui Barbosa, nº 54 - Centro
    CEP:15400-000
  • (17) 3279-2727

Notícias

Cultura, Esportes e Lazer

20/03/2017
Olímpia é contemplada com o programa estadual Viagem Literária

A Estância Turística de Olímpia acaba de ser selecionada para participar do Programa Viagem Literária, no circuito a ser realizado em 2017. A boa notícia foi divulgada pela secretaria de Estado da Cultura que elencou as 85 cidades contempladas. Serão realizadas quatro intervenções de mediação de leitura em cada cidade.

“Fizemos a inscrição, preenchemos o formulário do programa e apresentamos nossa biblioteca do CEU, pedindo para recebermos o projeto. Recebemos com grande alegria a informação de que Olímpia foi selecionada”, comemora a bibliotecária Maria do Carmo Kamla Passi.

Para cumprir a programação que acontecerá nos meses de maio, junho e agosto serão convidados 34 escritores e 17 grupos ou contadores de histórias. As datas e os grupos ainda não foram divulgados.

Estão previstas também a realização de dois bate-papos com escritores (literatura adulta e infanto-juvenil) e duas contações de histórias em cada unidade. Todos os eventos serão gratuitos e abertos à comunidade.

A edição deste ano terá ainda um módulo especial para incentivar oficinas de Escrita Criativa nas bibliotecas do Estado, uma inovação no formato do programa Viagem Literária. Essas oficinas serão realizadas por bibliotecários, profissionais de bibliotecas e educadores locais que receberão material de apoio e orientação técnica em capacitações presenciais e virtuais ministradas pela escritora e doutora em Literatura Brasileira, Noemi Jaffe. A intenção é transferir uma metodologia a ser incorporada à programação regular das unidades incluídas nesta edição. Com esta novidade, estima-se que, pelo menos, outros 85 eventos acontecerão até o final do ano.

“O Viagem Literária tem um caráter estruturante para as ações de mediação de leitura em bibliotecas. Uma de suas principais missões é contribuir para a dinamização da programação cultural local, gerando desdobramentos residuais a partir do que promovemos em cada temporada”, explica Pierre André Ruprecht, diretor executivo da SP Leituras – organização social de Cultura que executa o programa.

O início oficial das atividades do Viagem Literária 2017 está programado para o dia 10 de abril com a realização do módulo inicial que reunirá representantes de todas as cidades selecionadas no auditório da Biblioteca de São Paulo. Olímpia será representada pela bibliotecária Maria do Carmo.

A secretária de Cultura, Esportes e Lazer, Tina Riscali, parabenizou a bibliotecária pelo empenho e dedicação. “Estamos reorganizando nossa Biblioteca e precisamos de programas de incentivo à leitura para atrairmos a população”, disse a secretária.

O Viagem Literária

Lançado em 2008 pela Secretaria de Estado da Cultura, o Viagem Literária circula por dezenas de cidades do interior e do litoral de São Paulo, levando escritores para palestras e bate-papos em bibliotecas municipais. A ação visa o incentivo à leitura e encontra ampla receptividade entre o público, autores e dirigentes da área cultural. Dirigidos a leitores infantojuvenis e adultos, os escritores falam sobre suas obras, métodos de trabalho, seus autores preferidos, suas influências literárias, seus interesses e muitos outros assuntos do universo literário.




ATALHOS