11 MAI 2018
Solenidade marca entrega oficial do polo da Univesp de Olímpia

Embora esteja em funcionamento desde fevereiro, quando foi iniciado o ano letivo 2018, o polo da Estância Turística de Olímpia da Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo) foi entregue oficialmente em uma solenidade realizada na tarde dessa quinta-feira (10), na Escola Estadual Professora Maria Ubaldina de Barros Furquim, onde ficam as instalações físicas da instituição.

A cerimônia foi motivada pela vinda do deputado estadual Chico Sardelli (PV), grande incentivador da Univesp que auxiliou na gestão para implantação do polo em Olímpia. O município foi um dos contemplados com a conquista da instituição no último ano com o intuito de proporcionar formação de ensino superior de forma gratuita. A busca do polo para a cidade foi resultado da união do trabalho do prefeito Fernando Cunha junto ao Estado, com apoio do vereador Fernandinho Silva, responsável pela indicação da instituição.

Na ocasião, o deputado destacou o objetivo da Univesp e parabenizou o município pelo comprometimento em conquistar o polo. “A Univesp vem para atender efetivamente uma necessidade educacional muito importante, de dar oportunidade àqueles que não tiveram a possibilidade de cursar uma faculdade pública. Embora o aluno só pague uma taxa do vestibular, a estrutura tem custo para a Prefeitura e Olímpia aceitou esse desafio, viu que não seria custo ou despesa, mas sim, um investimento. Por isso, parabéns à secretária de Educação, ao Prefeito Fernando, ao vereador Fernandinho e todos os envolvidos que acreditaram nessa oportunidade de fazer uma vida diferente, que vem com o carimbo ainda da UPS, Unesp e Unicamp, uma oportunidade ímpar. Aqui em Olímpia temos quatro cursos e 200 pessoas que poderão ter o seu futuro mudado em função de ter tido a oportunidade de cursar uma faculdade”, disse Chico Sardelli.

O prefeito Fernando Cunha ressaltou a importância da oportunidade gratuita de qualificação profissional para atender o mercado de trabalho crescente na cidade.

“Nós temos hoje 55 mil habitantes, cerca de 6 mil alunos na rede municipal e mais uns 6 mil na rede estadual e isso coloca, aproximadamente, mil novas pessoas no mercado de trabalho todos os anos. Nossa cidade está em crescimento e isso vai gerar a necessidade de novos profissionais para atender o mercado com preparo e aqui estamos tendo a oportunidade de capacitar os nossos jovens para o futuro”, disse.

“As oportunidades locais ou até mesmo regionais de educação gratuita são poucas e, de repente, a gente vislumbra a chance de trazer para a nossa cidade, através desse instrumento mágico que é a internet, o sistema de informatização do ensino, a oportunidade de dar a nossa população uma formação de primeira linha do nosso país. Por isso, a gente se agarrou a isso e já estamos constatando o acerto dessa decisão pelos números: foram mais de 600 inscritos, 200 passaram e só 2 desistiram e isso já reflete o acerto dessa medida”, completou o prefeito.

A solenidade foi marcada ainda pela presença da dirigente regional de ensino de Barretos, Solange de Oliveira Bellini; da diretora da Escola Maria Ubaldina, Margareth Gaetan; dos vereadores Fernandinho Silva, Hélio Lisse, João Magalhães; da secretária Municipal de Educação, Maristela Meniti; do secretário de Governo, Guto Zanette, que contribuíram com a iniciativa, além de outros secretários municipais; do coordenador do polo, Tiago Ignácio, e de alunos da instituição.

Após a cerimônia, os presentes conheceram as instalações do polo da Univesp, que possui sala de informática e sala de aula para os encontros presenciais e realização de provas, além de secretaria, onde é possível solicitar serviços acadêmicos, assim como tirar dúvidas sobre o AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem), que é uma plataforma digital utilizada pelos estudantes para desenvolver as atividades acadêmicas, que incluem videoaulas e acesso ao material didático, bibliografia e sistema para sanar dúvidas com os tutores.