10 MAI 2018
Levantamento aponta que quase 5 mil pacientes faltaram a consultas agendadas

Todos os dias, centenas de moradores procuram o Ambulatório de Referência e Especialidades da Estância Turística de Olímpia (ARE) para agendar e realizar consultas. No entanto, a grande demanda encontrada no “Postão” é resultado de um dado muito alarmante que tem preocupado a secretaria de Saúde: o número de faltas em consultas agendadas. Um levantamento mostra que, apenas nos últimos 12 meses, foram agendadas 45.137 consultas, mas, desse total, 4.998 pacientes não compareceram, o que representa 11% de faltas às consultas.

A situação é preocupante porque, além de aumentar as filas e a demora nos agendamentos, ainda gera um prejuízo para o sistema municipal de Saúde, pois os horários ficam vagos.

Ainda de acordo com o relatório, os números são mais alarmantes em seis especialidades. O índice de absenteísmo é alto para Otorrinolaringologista; Neurologista; Oftalmologista; Fonoaudiólogo; Dermatologista; e Cardiologista.

Tais especialidades representam 2.922 ausências em consultas, uma porcentagem de 58,5% das faltas totais, sendo que 315 pacientes não compareceram em consultas com o Otorrinolaringologista; 264 em consultas com Neurologista; 206 em consultas com Fonoaudiólogo; 626 em consultas com Dermatologista; 498 em consultas com Cardiologista; e o maior número de ausências foi em consultas com Oftalmologista com registro de 1013 faltas.

De acordo com o secretário de Saúde, Marcos Roberto Pagliuco, o elevado número de faltas gera transtornos não apenas para a gestão, mas principalmente para os usuários da rede.

“Temos que ter consciência que imprevistos ocorrem diariamente, então quando um paciente não puder comparecer, é preciso que ele avise para que possamos dar seu horário a outro que necessite. Como isso, podemos atender mais moradores e diminuir a demora em atendimentos”, explica o secretário.

A Saúde esclarece que o ideal é que paciente cancele a consulta com 48 horas de antecedência, mas que, de qualquer forma, é importante avisar que não comparecerá. Para cancelar, basta entrar em contato com a secretaria de Saúde pelo telefone (17) 3279-1400.