Olímpia/SP, 20 de junho de 2019

07/05/2018
Univesp de Olímpia registra um dos menores índices de desistência do Estado

Estando em seu primeiro ano de implantação na Estância Turística de Olímpia, o polo local da Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo) já tem apresentado índices de destaque entre as sedes do Estado. A cidade é uma das que registra baixa taxa de desistência de alunos após o início dos cursos.

Segundo relatório da Universidade, o polo de Olímpia, que possui 200 estudantes matriculados em quatro cursos, teve apenas duas desistências desde o início letivo de 2018, o que representa somente 1% de abstenção.

O índice baixíssimo da cidade vai de encontro à realidade diagnosticada em todo o país, uma vez que, de acordo o Censo 2016 da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), a taxa de evasão de cursos a distância no Brasil varia entre 11% e 25%. O dado é do Relatório Analítico da Aprendizagem a Distância no Brasil, elaborado com base em informações fornecidas pelas instituições.

Para o coordenador do polo da Univesp de Olímpia, Tiago Ignácio, a grande presença de alunos demonstra a aceitação da instituição no município. “Desde o início das aulas, temos observado presença maciça dos estudantes nas aulas presenciais e também na semana de provas”, destacou.

INAUGURAÇÃO OFICIAL

Para marcar o primeiro ano letivo da implantação do polo em Olímpia, será realizada nesta quinta-feira, 10 de maio, uma cerimônia de inauguração oficial da Univesp. O evento ocorrerá, às 15h30, na Escola Estadual Professora Maria Ubaldina de Barros Furquim, onde funciona a sede de apoio. A solenidade deve contar com a presença do deputado estadual Chico Sardelli (PV), incentivador da instituição, além de representantes da Univesp.

Olímpia foi uma das cidades contempladas com a conquista do polo no último ano com o intuito de proporcionar formação de ensino superior de forma gratuita. A busca do polo para a cidade foi resultado do trabalho do prefeito Fernando Cunha, com apoio do vereador Fernandinho Silva, responsável pela indicação da instituição. O polo local oferece os cursos de Pedagogia, Engenharia da Computação, Engenharia da Produção e Tecnólogo em Gestão Pública.

“A Educação é uma das principais bases para a formação do cidadão, desenvolvimento profissional e, consequente, geração de emprego e renda. Com a Univesp, conseguimos trazer para a população educação superior de qualidade e de forma gratuita e, com o índice de assiduidade, estamos inaugurando o polo com a certeza de que os alunos estão dando valor na oportunidade”, declarou o prefeito Fernando Cunha.

A Univesp é uma instituição de Ensino Superior mantida pelo Governo do Estado de São Paulo, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação e credenciada como universidade pelo Conselho Estadual de Educação e pelo MEC. As aulas são oferecidas por professores da USP, Unesp e Unicamp e Fatec.