03 MAI 2018
Superintendente do DAEE visita obras da Estação de Tratamento de Esgoto

A Estância Turística de Olímpia recebeu na manhã desta quinta-feira, dia 03, a visita de Ricardo Borsari, superintendente do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) do Estado de São Paulo. A recepção ocorreu no Gabinete Executivo na presença do prefeito Fernando Cunha, dos responsáveis pela secretaria de Obras, da empresa que está executando a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e do DAEE Regional.

Após apresentar um breve histórico do município e discutir o andamento das obras da ETE, o prefeito Fernando Cunha convidou o superintendente para visitar o local. A construção da Estação no município começou em 2011 e estava paralisada desde 2014. O objetivo do equipamento é implantar infraestrutura para o tratamento total do esgoto, uma vez que o município apresenta somente 22,88% de esgoto tratado. Após sua conclusão, a Estação de Tratamento de Esgoto será suficiente para atender uma população estimada em mais de 60 mil habitantes.

No local, Borsari admitiu que as obras demoraram devido a problemas de caráter administrativo e financeiro. Acrescentou que, nos últimos meses, o convênio passou por um processo de recuperação e, agora, com a liberação de novos investimentos será possível, de fato, concluir a obra e iniciar a operação.

“Nós já estamos com um investimento que se prolonga ao longo do tempo aqui no sentido de dotar a cidade de uma estação de tratamento de esgoto pra que 100% do esgoto sejam coletados e tratados. Nós ultimamos todas as questões de projeto, asseguramos os recursos e viemos aqui firmar o compromisso com o Prefeito de que até o final deste ano nós estamos com essa obra concluída. Assim, Olímpia entrará no hall das cidades 300%, com 100% de água tratada, 100% do esgoto coletado e 100% do esgoto tratado”, afirmou o superintendente do DAEE.

As obras estão sendo executadas pela ETC - Empreendimentos, Tecnologia e Construção Ltda., que já preparou o local para a mobilização do canteiro de obras e avaliou o material armazenado no espaço, bem como realizou a limpeza do terreno para a retomada das obras.

“Tratar o esgoto significa uma preocupação com o meio ambiente em uma cidade com uma característica turística como tem Olímpia, principalmente quando a gente vê os níveis de investimento que estão sendo feitos. É muito importante esse caráter de cuidar do meio ambiente, de cuidar da poluição das águas, cuidar dos seus cursos d’água. Tudo isso atrai muito mais investimentos e desenvolvimento para a cidade. Essa é a nossa contribuição pra que isso venha a acontecer”, concluiu Borsari.

No começo ano, o prefeito Fernando Cunha assinou um novo convênio que libera R$ 5,2 milhões em recursos estaduais para a retomada das obras. O despacho do Governador Geraldo Alckmin, que autorizou o aditivo, foi publicado no Diário Oficial do Estado, em 16 de dezembro de 2017.