02 MAI 2018
CULTURA, ESPORTES E LAZER
Olímpia recebe visita da deputada Keiko Ota para entrega de obra e homenagem

A Estância Turística de Olímpia recebeu na última sexta-feira, dia 27 de abril, a visita da deputada federal Keiko Ota (PSB). Apesar ser nascida em Olímpia, pelo fato de seus pais morarem no município na época, esta foi a primeira vez que a parlamentar veio à cidade na condição de deputada.

O motivo principal da visita foi a inauguração do Campo de Futebol “Dr. João Carlos Ribeiro”, na Vila Hípica, para o qual Keiko viabilizou uma verba de R$ 250 mil pelo Ministério do Esporte, conquistada pelo atual secretário de Governo, Guto Zanette, quando comandava a pasta de Cultura, Esportes e Lazer.

A estrutura do local tem, além do campo, vestiários, banheiros com acessibilidade, alambrados, arquibancadas, caixa d’água e gramado. As obras ainda receberam R$ 100 mil de contrapartida do município.

Durante a cerimônia, a deputada, acompanhada do marido, o vereador de São Paulo Masataka Ota, falou da emoção de voltar à cidade de origem. Keiko ficou conhecida em todo o país por um triste episódio vivido por sua família. Há 20 anos, seu filho de 8 anos de idade, Ives Ota, foi sequestrado e brutalmente assassinado em um cativeiro. Hoje, a parlamentar representa a força da mulher no Congresso, e mesmo fora de Olímpia, já destinou R$ 650 mil em recursos para o município, sendo R$ 250 mil para Vila Hípica, R$ 300 mil para reforma e ampliação do Museu de História e Folclore “Maria Olímpia” e R$ 100 mil para aquisição de equipamentos da Saúde.

“Eu sou filha de Olímpia e pra mim é motivo de muita alegria estar aqui hoje. Fui muito bem recebida pelo prefeito Fernando Cunha e pelos vereadores e quero agradecer todos vocês. É uma honra ter enviado essa emenda e eu sei que foi bem aplicada porque o trabalho de um deputado não é só propor leis, mas também fiscalizar e criar meios de melhorar a expectativa e a qualidade de vida dos municípios e das pessoas”, disse a deputada.

No uso da palavra, o prefeito Fernando Cunha ressaltou a importância da homenagem ao olimpiense João Carlos Ribeiro, que dá nome ao campo, e agradeceu à deputada pelo empenho junto ao município para a concessão de emendas parlamentares.

“É uma grande satisfação ver o Ribeiro ser homenageado. Ele subiu degrau por degrau, chegou a ser um delegado de Polícia e um grande esportista. Foi futebolista de primeira e depois foi Juiz de futebol, por isso, essa justa homenagem. Entregamos aqui hoje uma estrutura que vai atender a região que tem o maior número de habitantes da nossa cidade, onde moram cerca de 30 mil habitantes. São muitas pessoas, que já estão usando este espaço, que conseguimos reformar com os recursos do Governo Federal que a nossa deputada nos mandou. Eu quero agradecer muito o empenho da senhora pela emenda que nos propicia também para reforma do Museu e o recurso que já veio para a saúde que é o maior problema não só da cidade, mas de todo o país, que estamos buscando melhorar”, discursou.

O prefeito aproveitou ainda a oportunidade para anunciar uma surpresa em homenagem à família da deputada. “Nós queremos implantar uma outra praça de esportes um pouquinho mais ampla que essa, com uma área de lanchonete, campo de malha, bocha, em outras áreas da cidade e gostaria de ter o apoio da senhora  para nos propiciar os recursos. Nós temos o orgulho de ter uma olimpiense que carrega no seu dia a dia a luta pela segurança pública, pela justiça, mas também pelo perdão isso é uma coisa muito nobre que a senhora faz por Olímpia, pelo país, pelo nosso Estado. Vamos carregar o nome da senhora com muito orgulho. E eu quero aqui já dizer para os vereadores que, na primeira oportunidade, vamos construir uma praça importante e homenagear com o nome do Ives, o filho da senhora”, completou emocionado.

A cerimônia contou ainda com a participação de secretários municipais, dos vereadores Zé das Pedras, Hélio Lisse, Niquinha, Fernandinho, Marcão Coca e Luiz Salata, autoridades locais como PM e Bombeiro, familiares do homenageado e a equipe do Sub 20 do Olímpia FC.

Aproveitando ainda a passagem por Olímpia, o prefeito Fernando Cunha levou a deputada para ver as obras do Museu de História e Folclore, as instalações temporárias do acervo no novo Museu e a área na Cohab IV, na qual pretende construir a praça que levará o nome do filho de Keiko.

HOMENAGEM NA CÂMARA

A visita da deputada prosseguiu marcada por momentos bastante especiais. Na noite de sexta (27), uma Sessão Solene foi realizada para entregar a Comenda do Brasão do Centenário e a Medalha Prefeito Álvaro Marreta Cassiano Ayusso à deputada federal olimpiense Iolanda Keiko Miashiro Ota. O evento, proposto pelo vereador Luiz Antonio Moreira Salata, foi muito prestigiado por autoridades locais e regionais, grupos de entidades representativas do município e cidadãos conterrâneos da homenageada.

02/05/2018
Olímpia recebe visita da deputada Keiko Ota para entrega de obra e homenagem