Olímpia/SP, 19 de junho de 2019

24/04/2018
Prefeitura e Rotaract Integração promovem palestra sobre autismo

Buscando ampliar a discussão e o entendimento sobre o autismo, uma parceria da Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, por meio da secretaria de Educação, com o Rotaract Club Integração promoverá nesta quarta-feira, 25, uma palestra com o tema “Falando sobre Autismo”.

A ocasião contará com a participação dos palestrantes Nilva das Graças Pontello, psicopedagoga clínica, e Dr. Gilberto Emilio Nogueira, médico psiquiatra. A palestra também faz parte das atividades em alusão ao mês em que se celebra o Dia Mundial de Conscientização do Autismo (2 de abril), instituído pela ONU.

O  Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição geral para um grupo de desordens complexas do desenvolvimento do cérebro, antes, durante ou logo após o nascimento. Esses distúrbios se caracterizam pela dificuldade na comunicação social e comportamentos repetitivos. Embora todas as pessoas com TEA partilhem essas dificuldades, o seu estado irá afetá-las com intensidades diferentes. Assim, essas diferenças podem existir desde o nascimento e serem óbvias para todos; ou podem ser mais sutis e tornarem-se mais visíveis ao longo do desenvolvimento.

A palestra será realizada na Casa da Cultura, às 19h30, e é aberta à população. Para participar basta levar uma unidade dos seguintes produtos: leite, arroz, óleo, feijão, macarrão ou café. Toda a arrecadação será destinada à Santa Casa de Misericórdia.

O evento tem apoio também da secretaria de Cultura, Esportes e Lazer.