Ir para conteúdo do site
Olímpia/SP, 16 de dezembro de 2019
tempo
22°C MIN 33°C MAX
Borda

Ir para conteúdo

Prefeitura da Estância Turística de Olímpia-SP
Acompanhe-nos:
Facebook
Twitter
Flickr
Notícias
Principal   Notícias
 

18/04/2018
Vacinação contra gripe começa segunda-feira para idosos e profissionais da Saúde

A partir da próxima segunda-feira, dia 23 de abril, a Estância Turística de Olímpia iniciará a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe e, seguindo orientação do Ministério da Saúde, pessoas com 60 anos ou mais e profissionais da Saúde serão os primeiros integrantes do grupo de risco a serem imunizados.

A segmentação da Campanha, este ano, se faz necessária devido a uma instrução normativa do Ministério da Saúde, na qual a vacina contra a gripe será entregue ao Estado em quatro parcelas e, assim, distribuída aos municípios.

Dessa forma, os grupos serão divididos, sendo que a partir de 23 de abril, podem receber as doses idosos e profissionais da saúde; a partir do dia 2 de maio, devem procurar as Unidades Básicas de Saúde crianças de seis meses a cinco anos, gestantes e puérperas. A partir de 9 de maio, as doses serão aplicadas em portadores de doenças crônicas, com morbidades e em professores da rede pública e privada .

Segundo a secretaria de Saúde da Estância Turística de Olímpia a meta é atingir 90% de cobertura vacinal. No ano passado, segundo dados do setor de Vigilância Epidemiológica, foram imunizadas 11.828 pessoas, registrando uma cobertura de 86,85%.

A imunização será realizada até o dia 1º de junho, sendo que o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h. A vacina protege contra os vírus H1N1, H3N2 e Influenza Tipo B.

Os moradores pertencentes aos grupos de riscos devem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência, conforme o calendário descrito, com a caderneta de vacinação em mãos para receber a dose. Caso sejam pacientes com doenças crônicas/ morbidades, é preciso apresentar nas UBS a receita com indicações. Ao apresentar a caderneta de vacinação, caso alguma dose esteja em atraso será realizada ainda a atualização vacinal.

Além do atendimento normal, a Saúde promoverá no dia 12 de maio (sábado), das 8h às 17h, o Dia D, destinado a todo público-alvo. Neste dia, estarão abertas as UBS Dr. Francisco Figueiredo Filho (São José); Dr. Waldomiro Paiva Luz (Cohab II); Dona Dalva Fernandes Moreda Ayusso (Campo Belo); Dr. Clodoaldo Marins Sarti (Santa Ifigênia); CRI – Centro de Referência do Idoso (Centro); e Ambulatório de Referência e Especialidades – ARE (Postão).

De acordo com o secretário de Saúde, Marcos Roberto Pagliuco, a vacina além de proteger contra a Influenza, também diminui o número de internações. Dados mostram que as taxas de hospitalização em crianças menores de cinco anos diminuíram significativamente após a implantação da vacina. Além disso, em população não vacinada, a maioria das mortes por influenza é registrada em idosos.

“Todos os anos, durante a campanha de vacinação contra a gripe, há boatos e inverdades de que ao receber a dose o paciente ficará doente. Estes comentários acabam desestimulando pacientes a procurarem as UBS. Porém, é preciso salientar que a vacina é composta por cepas virais inativadas e, por serem inativadas, não causarão gripe”, explica o secretário.

Em caso de dúvidas, o morador deve procurar um profissional da saúde ou entrar em contato com a secretaria de Saúde pelo telefone (17) 3279-1400.

 
 
 
 
Conheça nossas redes sociais
e compartilhe com seus amigos:
Facebook
Flickr
Twitter
Informativos da Prefeitura, cadastre-se.
Borda
Logo
Mapa Localização: Praça Rui Barbosa, nº 54 - Centro
CEP: 15400-000 | Olímpia - SP
Telefone Telefone para Atendimento:
(17) 3279-2727
Atendimento Atendimento:
Segunda-feira a Sexta-feira das 8h às 17h
© Copyright Instar - 2006-2019. Todos os direitos reservados.
Instar Tecnologia
Seta
Copyright Instar - 2006-2019. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia