13 ABR 2018
Educação se prepara para Base Comum Curricular e Alfabetização na Idade Certa

Com a preocupação de dar andamento aos preparativos para a implantação da BNCC – Base Nacional Comum Curricular, a secretaria de Educação da Estância Turística de Olímpia, em parceria com o Sistema de Ensino Aprende Brasil, está realizando formações para professores da rede municipal.

As reuniões de estudo estão sendo realizadas ao longo deste ano, no período da noite, das 19h às 22h, com turmas divididas entre o Ensino Fundamental e Educação Infantil. Professores Coordenadores e Equipe Pedagógica da Secretaria de Educação também estão participando de estudos a respeito da BNCC.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.

Conforme definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996), a BNCC deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o Brasil.

A Base estabelece conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade básica. Orientada pelos princípios éticos, políticos e estéticos traçados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, a Base soma-se aos propósitos que direcionam a educação brasileira para a formação humana integral e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

PNAIC

Também neste ano, o Programa Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC teve continuidade com formações no polo de Araraquara para os formadores locais, nos meses de março, abril e maio. Nestas formações, foram abordados conteúdos de leitura, escrita e matemática, reforçando o curso do PNAIC dos anos 2013 e 2014 e com uma novidade: a inclusão da Educação Infantil.

As formações com os Professores Alfabetizadores do Ciclo I da rede, com os professores da Educação Infantil, Professores Coordenadores e professores da Educação Inclusiva são feitas aos sábados, na EMEB Theodomiro da Silva Melo, no horário das 8h às 13h. Já foram realizadas duas formações, uma no dia 24 de março e uma no dia 07 de abril. Além disso, outra está prevista para o dia 28 de abril e a última desse semestre no dia 19 de maio.

A Coordenadora do PNAIC é a Supervisora de Ensino Luciana Ferreira de Julle. As formadoras locais do Ensino Fundamental são: Fábia Perpétua Regonha, Fabiana Martins de Alencar, Lisette Cardozo de Oliveira e Maria Aparecida Pagliarini e da Educação Infantil são: Gislene Carolina Biggue Ferreira e Luciana Raphael Diniz Spagnol.

Além dessas formações, a Equipe Pedagógica da Secretaria de Educação realiza nas Horas de Trabalho Pedagógico – HTPC, orientações em relação ao conteúdo de Leitura, Escrita e socializações de atividades com Interações e Brincadeiras entre Professores e Professores Coordenadores uma vez por mês na Secretaria.