12 ABR 2018
CULTURA, ESPORTES E LAZER
Praça central terá programação cultural e artística neste fim de semana

A Praça da Matriz de São João Batista estará repleta de atividades culturais e artísticas para todos os públicos, neste fim de semana. Isso porque, o local será palco permanente da Feira de Artesanato “Olímpia Mostra Olímpia” e do itinerante Circuito Sesc de Artes.

Inaugurada na última sexta-feira, dia 06, a feira de artesanato chamou a atenção de centenas de pessoas devido à grande variedade de trabalhos disponíveis. São mais de 70 expositores em 30 stands com peças que vão desde trabalhos em madeira, até crochês, recicláveis, doces caseiros, patchwork, cerâmica e souvenirs em geral.

Um destaque da feira é o trançado estrela, artesanato típico da Estância Turística de Olímpia, que consiste na elaboração de trabalhos a partir da palha de milho. Com o intuito de incentivar a atividade e fortalecer a tradição, será realizada uma oficina para ensinar a produção do trançado estrela. Os interessados em aprender a técnica podem procurar o stand da Casa do Artesão.

A Feira “Olímpia Mostra Olímpia” será realizada todas as sextas-feiras e sábados, das 18h às 22h. A iniciativa é da Prefeitura, por meio da secretaria de Turismo.

CIRCUITO SESC

Outra atração que movimentará a praça é o 10º Circuito Sesc de Artes, que chega à Estância Turística de Olímpia neste sábado, 14 de abril, trazendo programação artística e cultural gratuita para a população. O evento, realizado pelo Sesc São Paulo, com apoio da Prefeitura, por meio da secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Lazer, será realizado na Praça Rui Barbosa, no centro da cidade, das 16h00 às 21h30.

O Circuito Sesc de Artes passará por 120 cidades do interior, litoral e Grande São Paulo, de 6 a 22 de abril, em municípios que não têm unidades da instituição em seu território.

Em Olímpia, serão sete atrações. O gênero “Circo” traz a apresentação Mar Sem Beira pela Cia. Nós no Bambu (DF). No “Teatro”, os Crespos (SP) encenam o espetáculo Os Coloridos. O Coletivo S/N, de São Paulo, apresenta Camelô AM/FM em forma de “Dança”.  Nas “Artes Visuais”, os artistas Bruno Perê e Jardélio Santos trazem a atividade Cavalete Andante (SP). A “Literatura” transformará o cenário da Praça em uma biblioteca. O “Cinema” traz uma proposta de imersão na realidade virtual em parceria com a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Já na “Música”, a cantora e compositora Tássia Reis (SP) apresenta a turnê do álbum “Outra Esfera”, apontado na lista de melhores CDs de 2016 pela crítica especializada.

As apresentações, vivências e oficinas realizadas em praças e ruas propõem a ocupação dos espaços públicos, ampliação das possibilidades de convivência, circulação de trabalhos artísticos e reflexões sobre outras relações possíveis entre centro e periferia.