12 ABR 2018
ADMINISTRAÇÃO
Olímpia implantará unidade do INSS Digital para facilitar atendimento ao cidadão

Uma nova parceria entre a Prefeitura da Estância Turística de Olímpia e o INSS (Instituto Nacional de Seguro Social) promete facilitar a vida do cidadão olimpiense. É com esse objetivo que será implantado na cidade o INSS Digital, um novo projeto que pretende acelerar a fila de atendimento e permitir o acesso e o acompanhamento dos processos da previdência pela internet.

O INSS Digital consiste na adoção de uma nova forma de atendimento em que o cidadão tem acesso aos serviços com rapidez e segurança. O novo modelo transforma a tramitação de processos em papel para o modo digital, tornando mais ágil a análise dos requerimentos, além de melhorar a interação entre os cidadãos e o INSS.

O novo modelo foi apresentado ao prefeito Fernando Cunha, na manhã desta quinta-feira (12), pelo gerente regional do INSS, Bruno Veroneze. O encontro foi acompanhado pela representante titular do INSS de Olímpia, Marisa Montozo Magdalena, pela secretária de Administração, Eliane Abreu, e pelo assessor do deputado estadual Itamar Borges, Marco Antônio Pinto Neto (Tijolinho).

Em breve, deve ser assinado o Acordo de Cooperação Técnica com o INSS para implantação da unidade, uma vez que o prefeito considera que o projeto, além de ser inovador, irá beneficiar o cidadão com maior agilidade nos serviços que ele necessita.

“Entendemos que esta proposta surge como alternativa para proporcionar mais comodidade ao morador que, com a parceria, poderá fazer solicitações e ainda ter retorno de seu requerimento de maneira eletrônica. Acreditamos que seja uma medida que irá desafogar as agências físicas e trará mais benefícios ao cidadão”, disse o prefeito Fernando Cunha.

Segundo o gerente regional, com esse novo modelo, os processos se tornam todos eletrônicos, acabando com os processos físicos em papel e o cidadão terá a sua documentação digitalizada. “O projeto INSS Digital é a base de um processo mais amplo cujo objetivo é facilitar a vida do cidadão, de forma que tenha acesso aos benefícios e serviços do INSS, sem precisar se deslocar até o INSS. Além disso, por meio dos canais remotos (internet e Central de Teleatendimento 135), o cidadão pode acompanhar, em tempo real, as etapas da análise dos seus processos”, explica Bruno Veroneze.

O novo modelo começou a ser implantado em 2017 em mais de 300 agências e com a criação de 27 polos de análises. A expectativa é que o serviço entre em funcionamento em Olímpia já nos próximos meses em um local a ser definido pela secretaria de Administração.