28 MAR 2018
PRODEM
Olímpia deve ganhar novos semáforos para melhorar trânsito

Visando melhorar a segurança viária na Estância Turística de Olímpia, a Prefeitura acaba de dar mais um passo para atender uma reivindicação antiga da população. Na última semana, um projeto de instalação de semáforos em pontos estratégicos do município foi protocolado junto ao Detran-SP, formalizando o pedido de recursos para execução do serviço.

A proposta enviada ao Estado contempla oito cruzamentos importantes da cidade, que foram definidos pela Prodem – Progresso e Desenvolvimento Municipal, com base em dados estatísticos da Polícia Militar sobre número de acidentes de trânsito.

São eles: Avenida Mário Vieira Marcondes com a Rua David de Oliveira; Avenida Mário Vieira Marcondes com a Avenida Waldemar Lopes Ferraz; Avenida Mário Vieira Marcondes com a Rua Bernardino de Campos; Avenida Aurora Forti Neves com a Rua Américo Brasiliense; Avenida José Rodrigues da Silva com a Avenida Andrade e Silva; Avenida Cinquentenário do Folclore com a Avenida Alberto Oberg; Avenida Waldemar Lopes Ferraz com a Rua São João; e Rua Síria com a Rua David de Oliveira.

Além disso, há também um segundo projeto que foi protocolado que prevê a implantação de duas faixas elevadas para travessia de pedestres no trecho da Avenida Waldemar Lopes Ferraz com a Rua Washington Luiz.

A intenção é que a aquisição dos equipamentos e a instalação sejam viabilizadas por meio do programa Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, do Governo do Estado, cujo protocolo já havia sido assinado pelo prefeito Fernando Cunha, em dezembro de 2017, na capital, que considera o assunto de alta prioridade para melhorar a organização e a segurança no trânsito de Olímpia.

Segundo dados do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), a cidade apresenta um crescimento médio da frota 3% ao ano, o que representa um aumento de cerca de mil veículos todos os anos. O último levantamento do Denatran, datado de fevereiro de 2018, mostra que Olímpia possui um total 37.672 veículos emplacados, com destaque para os automóveis que somam 21.190 e motocicletas/motonetas, que são 8.821 na cidade.

O investimento pleiteado tem valor de cerca de R$ 600 mil. A autorização para celebração do convênio entre o município e o Estado, inclusive, já foi aprovada pela Câmara de Vereadores, na sessão dessa segunda-feira, dia 26, e o convênio para liberação de recursos deve ser assinado na próxima semana.

A Prefeitura aguarda análise e aprovação dos técnicos do Detran em relação ao projeto para, posteriormente, iniciar o processo de licitação para operação dos semáforos. Serão implantados equipamentos de dois, de três e quatro tempos conforme a necessidade de cada cruzamento.

“O fluxo de veículos e pedestres tem crescido significativamente no município, não só pela população em si como pelo fluxo itinerante de turistas, que intensificam o trânsito da cidade. Por isso, sabemos que a segurança viária é primordial e a instalação de semáforos é uma medida eficiente para ordenar melhor o tráfego. Elencamos os pontos de maior necessidade e estamos confiantes de que o projeto será aprovado para iniciarmos o processo de instalação dos equipamentos que beneficiará toda a cidade”, ressalta o prefeito Fernando Cunha.