26 MAR 2018
CULTURA, ESPORTES E LAZER
Dança de São Gonçalo estreia programação do “Museu Vivo”

O Grupo Folclórico Dança de São Gonçalo foi a primeira atração do “Museu Vivo”, projeto desenvolvido pela Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, por meio da secretaria de Cultura, Esportes e Lazer. A ação teve início na noite de sexta-feira, 23 de março, no Museu de História e Folclore “Maria Olímpia”.

O objetivo do Museu Vivo é incentivar as manifestações folclóricas de raiz da Estância Turística de Olímpia.

A proposta é realizar apresentações dos grupos folclóricos da cidade, além de uma exposição, montada pelos participantes, contendo todos os elementos usados por cada dança e grupo folclórico. A atividade será desenvolvida uma vez por mês, até julho deste ano.

Prestigiaram a abertura do evento a secretária de Cultura, Esportes e Lazer, Tina Riscali, a diretora do Museu, Rosely Seno, o chefe do setor de Projetos e Atividades Culturais, Célio José Franzin e o presidente da Associação Olimpiense de Defesa do Folclore Brasileiro, Davi Seixas Mendes. Também estiveram presentes atiradores do Tiro de Guerra de Olímpia e professores e alunos das redes pública e particular de ensino.

“Com esse projeto o Museu ganha cor, movimento e som com a presença das folias de reis, congada de fitas, terno de Moçambique e catira. Além de apresentações de danças, os dirigentes dos grupos folclóricos vão explicar sobre a cultura de cada um, contar suas histórias, relatar suas tradições e ainda explicar todos os paramentos, vestimentas e símbolos utilizados durante as manifestações folclóricas”, explicou a secretária Tina Riscali.

Cinco grupos compõem a programação do evento. O próximo a se apresentar será o Terno de Congada Chapéu de Fitas, no dia 26 de abril. Todas as atrações são gratuitas. O Museu fica na Rua David Oliveira, nº 89 - Centro.

26/03/2018
Dança de São Gonçalo estreia programação do “Museu Vivo”