26 MAR 2018
Univesp completa primeiro mês de aulas no polo de Olímpia

Nesta segunda-feira, dia 26 de março, o polo da Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo) da Estância Turística de Olímpia completa um mês de funcionamento. A instituição, que realizou seu primeiro vestibular este ano, possui 200 alunos matriculados em quatro cursos: Pedagogia, Engenharia da Computação, Engenharia da Produção e Tecnólogo em Gestão Pública.

O início dos cursos oferecidos foi marcado pela aula inaugural realizada no dia 26 de fevereiro. Embora, os alunos já tivessem acesso ao material pelo ensino EAD, na última semana, de 19 a 23 de março, os estudantes assistiram às primeiras aulas presenciais com participação massiva dos alunos.

A Univesp é uma instituição de Ensino Superior mantida pelo Governo do Estado de São Paulo, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação e credenciada como universidade pelo Conselho Estadual de Educação e pelo MEC. As aulas são oferecidas por professores da USP, Unesp e Unicamp e Fatec.

Olímpia foi uma das cidades contempladas com a conquista do polo no último ano com o intuito de proporcionar formação de ensino superior de forma gratuita. A busca do polo para a cidade foi resultado do trabalho do prefeito Fernando Cunha, com apoio do vereador Fernandinho Silva, responsável pela indicação da instituição.

Para oferecer um serviço com ainda mais qualidade, a Prefeitura já investiu mais de R$ 200 mil reais no polo, que funciona na Escola Estadual Professora Maria Ubaldina de Barros Furquim. O investimento contempla toda a infraestrutura necessária como computadores, impressoras e acesso à internet para o estudante participar das atividades da universidade, como provas, discussões em grupo e dos trabalhos orientados por tutores.

Além disso, o município disponibiliza diariamente funcionários para manutenção e suporte do polo como o professor da rede municipal de ensino, Tiago Ignácio, que é coordenador do Univesp de Olímpia.

No local, também é possível solicitar serviços de secretaria acadêmica, assim como tirar dúvidas sobre o AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem), que é uma plataforma digital utilizada pelos estudantes para desenvolver as atividades acadêmicas, que incluem videoaulas e acesso ao material didático, bibliografia e sistema para sanar dúvidas com os tutores.