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MAR
15
15 MAR 2018
EDUCAÇÃO
Professores da Educação Inclusiva participam de estudo sobre Apraxia da Fala
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Com o objetivo de ampliar o conhecimento e qualificar o atendimento dos alunos da Educação Inclusiva da rede municipal, a secretaria de Educação da Estância Turística de Olímpia promoveu nessa quarta-feira, dia 14, um estudo sobre Apraxia da Fala na Infância.

Direcionado aos professores de AEE (Atendimento Educacional Especializado), AED (Atendimento Educacional em Dislexia) e TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade), o encontro, realizado durante a HTPC (Hora de trabalho pedagógico coletivo), contou com uma palestra da fonoaudióloga Aparecida Maria Braz de Miranda Manzoni, que atua na UBS do Campo Belo.

Na ocasião, a profissional explicou que a Apraxia é um distúrbio neurológico que atinge a produção motora da fala, reduzindo a capacidade de produzir clara e corretamente sílabas e palavras, tornando a fala significativamente limitada.

A rede municipal de ensino atende, atualmente, dois alunos com essa condição, que pode ser causada por diferentes motivos como infecção ou trauma no nascimento ou desordem genética.

Segundo a secretária de Educação, Maristela Meniti, a capacitação constante dos professores e gestores é fundamental para a formação educacional dos alunos. “O AEE tem justamente o objetivo de entender as particularidades da deficiência ou transtornos dos alunos. Por isso, buscamos oferecer qualificação para que os nossos professores sejam cada vez mais capazes de incluir e incentivar o aprendizado com qualidade e bons resultados”, destaca.

O trabalho no município é acompanhado pela coordenadora Técnico Pedagógica da Educação Especial Inclusiva, Marcela Rubia Nespolo Aniceto, e pela supervisora de Ensino, Silvana Albano.

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