Olímpia/SP, 14 de novembro de 2019
AO VIVO: Chamara Pública 04/2019 - 11/11/2019
ASSISTIR

15/03/2018
Saúde instala cinco novas câmaras refrigeradas para conservação de vacinas

Com intuito de melhorar o armazenamento das vacinas oferecidas à população, a secretaria de Saúde da Estância Turística de Olímpia adquiriu e instalou cinco novas câmaras refrigeradas nas salas de vacinas. Os equipamentos foram instalados nas Unidades Básicas de Saúde Dr. Waldomiro Paiva Luz (Cohab I e II),  Dr. Francisco Figueiredo Filho (São José), Dona Dalva Fernandes Moreda Ayusso (Campo Belo), Dr. Clodoaldo Marins Sarti (Santa Ifigênia) e no Ambulatório de Referência e Especialidades (Postão).

A Saúde implantou o sistema Rede de Frio utilizado pelo PNI (Programa Nacional de Imunização), que objetiva assegurar que as doses disponibilizadas no serviço de vacinação sejam mantidas em condições adequadas de transporte, armazenamento e distribuição, permitindo que permaneçam com suas características iniciais até o momento da sua administração. O investimento tem valor de R$ 47.500,00 provenientes de recursos federais.

De acordo com a secretária de Saúde, Sandra Lima, as câmaras refrigeradas são equipamentos indicados pelo Ministério da Saúde para o acondicionamento das vacinas presentes no calendário de vacinação por permitirem maior precisão no ajuste da temperatura, garantindo a manutenção dos produtos em condições adequadas de conservação.

“A aquisição visa evitar alterações que possam comprometer a potência imunogênica provocando a redução ou a falta do efeito esperado. Além disso, oferecemos para a população maiores cuidados com as vacinas que disponibilizamos a ela”, salienta a secretária.