01 MAR 2018
CULTURA, ESPORTES E LAZER
Cultura lança projeto “Fotos e Fatos da Memória Olimpiense”

Em comemoração ao aniversário de 115 anos da Estância Turística de Olímpia, a secretaria de Cultura, Esportes e Lazer lança na próxima segunda-feira, dia 5, o projeto “Fotos e Fatos da Memória Olimpiense”. A data também marca a reabertura do Museu de História e Folclore “Maria Olímpia” em outro prédio histórico (antiga residência do empresário David de Oliveira).

Segundo a secretária Tina Riscali, o projeto consiste na construção de um gigantesco álbum virtual montado pela população – com imagens antigas de acervos pessoais, que mostrem ruas, praças, casas e prédio – e que será disponibilizado no Portal da Prefeitura, na página do Museu de História e Folclore.

“Muitos desses lugares estão hoje completamente transformados ou mesmo deixaram de existir. E estes serão resgatados pelo belo e importante projeto. As fotos das famílias que construíram a cidade completarão esse álbum de memórias e nosso folclore com as cores, raízes e tradições será conhecido no mundo”, diz Tina Riscali.

De acordo com ela, esse projeto tem por objetivo, além de criar um acervo fotográfico, disponibilizar um material de pesquisa importante, resgatar o amor pela cidade e ainda oferecer as futuras gerações a história completa do nosso município.

A população pode participar e contribuir com o projeto levando suas fotos antigas diretamente no Museu (na Rua David de Oliveira, 92) para que as imagens sejam escaneadas e devolvidas na hora, ou enviar para o e-mail [email protected].

.

“No Museu, as fotos serão escaneadas por um profissional. Enquanto isso o colaborador preencherá um pequeno formulário com seu nome e os relatos das fotos (caso saiba)”, explica a secretária Tina.

No caso do participante enviar as fotos por e-mail, é necessário que forneça seu nome completo, endereço e telefone, além dos dados da imagem.

As fotos serão selecionadas e inseridas no site com o nome do proprietário da foto e com um breve relato da imagem.

Os pesquisadores do Museu farão, se necessário, pesquisa sobre cada foto do acervo dando assim também sua contribuição.

O álbum virtual será dividido em três temas:

1 – Cidade

Fotos da Cidade, ruas, casas, parques, praças e lojas.

2 – Família

São fotos dos imigrantes, moradores, esportistas, educadores, pessoas que hoje são nomes de ruas, pessoas conhecidas nos bairros ou na região.

3 – Folclore

Essas fotos podem ser do nosso Festival do Folclore, de festas realizadas na cidade, em clubes, escolas ou praças.

A quantidade de fotos é livre. O horário de atendimento do Museu é das 9h às 12h e das14h às 17h, de segunda a sexta-feira, e das 9h às 14h, aos sábados.