19 FEV 2018
Daemo Ambiental realiza capacitação para professores da Rede Municipal

Em uma parceria da Daemo Ambiental e a secretaria de Educação, com a equipe multidisciplinar, foi realizada na última quinta-feira, 15, a Capacitação dos Professores da Rede de Ensino Municipal sobre Educação Ambiental. O encontro discutiu os temas que serão abordados em sala de aula durante o ano letivo. O intuito de capacitar os professores é dar subsídios para realização de trabalhos de forma transversal na escola, atingindo todas as disciplinas.

Este projeto tem como objetivo conhecer as possibilidades e verificar os resultados que o ensino da Educação Ambiental pode promover aos alunos, bem como, elaborar e propor metodologias e estratégias didático-pedagógicas tais como, aulas de campo que visem à aproximação dos alunos no panorama ambiental da nossa região; e complementar as atividades realizadas em sala de aula, trazendo vivência para que o aluno consiga construir conhecimentos sobre a importância de preservação do meio ambiente para ela e para as futuras gerações.

O trabalho será realizado com alunos das escolas municipais, estaduais e privadas da Estância Turística de Olímpia. Primeiramente, os alunos participarão de uma palestra sobre educação ambiental envolvendo os temas conservação e preservação dos recursos naturais. Após a palestra, os alunos terão um dia para aula prática, em que serão levados até a nascente do Córrego Olhos D’Água, localizada no município de Severínia. O trajeto a ser percorrido inclui a nascente do rio até a Estação de Tratamento de Água (ETA), onde os alunos conhecerão alguns de seus afluentes e a importância da preservação do rio que abastece a cidade de Olímpia, além da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).

Na capacitação, foram abordados vários temas como resíduos sólidos, água, esgoto, qualidade do ar, arborização urbana e cidade sustentável. Também foram sorteados kits de jogos ambientais para as escolas Santo Seno, Prof. Maurício César Alves Pereira, Prof. José Sant’anna (Ribeiro dos Santos) e Washington Junqueira Franco (Baguaçu). A escola Santo Seno também foi contemplada com um liquidificador e uma peneira para fazer papel reciclado, como forma de incentivo ao trabalho de uso consciente e reciclagem de papel.