15 FEV 2018
CULTURA, ESPORTES E LAZER
54º Festival do Folclore de Olímpia abre inscrições para grupos de todo país

Grupos folclóricos e parafolclóricos de todo o Brasil poderão se inscrever para participar da 54ª edição do Festival do Folclore de Olímpia. A partir desta sexta-feira, 16, o formulário de inscrição estará disponível no site oficial do evento (www.folcloreolimpia.com.br). O 54º Fefol será realizado de 4 a 12 de agosto de 2018.

A iniciativa, que é inédita, foi uma decisão da Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, por meio da secretaria de Cultura, Esportes e Lazer, em parceria com a Associação Olimpiense de Defesa do Folclore Brasileiro (AODFB), com o intuito de ampliar a oportunidade de participação, que ganha cada vez mais reconhecimento, e trazer novidades culturais para a festa.

No site, os interessados encontrarão, além da ficha de inscrição, o regulamento completo para participar. As inscrições poderão ser feitas até o dia 16 de março.

A seleção e divulgação dos grupos será feita pela Comissão Organizadora do festival, que está sendo montada. A relação dos selecionados será publicada no site e nas redes sociais oficiais do Fefol.

Poderão se inscrever para o Festival do Folclore de Olímpia grupos artístico-culturais locais, regionais e nacionais que desenvolvam atividades na área da dança e música, incentivando o folclore e a arte popular.

O grupo deverá anexar, obrigatoriamente, no campo específico da ficha de inscrição, as seguintes informações: histórico com síntese das atividades e objetivos do grupo para serem lidos antes de cada apresentação (com no máximo 5.000 caracteres); cinco fotos em alta resolução do grupo, indispensáveis para promoção do evento, ficando desde já autorizada a divulgação das mesmas; e links de vídeo (preferencialmente no Youtube) do trabalho do grupo e especificações técnicas. A inscrição do grupo fica condicionada, obrigatoriamente, ao envio dos anexos solicitados e à exatidão dos dados informados.

O EVENTO

A Estância Turística de Olímpia, Terra de Águas Quentes e oficialmente reconhecida como Capital Nacional de Folclore, pela Lei Federal nº. 13.566/2017, realiza no mês agosto, mês do Folclore, sua festa maior, recebendo grupos de todas as regiões do Brasil, que mostram sua cultura por meio de músicas, danças, artesanato e culinária, no Recinto de Exposições e Praça de Atividades Folclóricas e Turísticas “Professor José Santana” (Recinto do Folclore).

Em sua programação constam, além de danças e folguedos folclóricos, palestras, gincana e oficina de brinquedos tradicionais infantis, exposição de artesanato, festival de violeiros, culinária brasileira, desfile, apresentações em escolas, peregrinações pela cidade e muito mais.