14 FEV 2018
FINANÇAS
Valor do IPTU 2018 já pode ser consultado pela internet

A partir desta quarta-feira, 14, contribuintes da Estância Turística de Olímpia e dos distritos de Ribeiro dos Santos e Baguaçu já podem consultar o valor do IPTU 2018 (Imposto Predial e Territorial Urbano). O boleto do tributo está disponível online no Portal Oficial da Prefeitura, na aba “Cidadão”, e pode ser obtido informando o número de inscrição do imóvel.

Segundo a secretaria de Finanças, os carnês estão em fase de impressão e devem ser entregues nas residências dos proprietários nos próximos dias, uma vez que a primeira parcela ou a cota única tem vencimento apenas para o dia 12 de março.

Este ano, o contribuinte receberá o imposto com alguns benefícios, com o propósito de promover justiça fiscal e incentivar a diminuição da inadimplência, bastante atuante nos últimos anos.

Entre as novidades que mais terão impacto no bolso do contribuinte está a redução do imposto em 10,5% mais a não aplicação da inflação do ano, beneficiando toda a população e fazendo de Olímpia a única cidade do Estado a reduzir o IPTU deste ano.

Além do valor reduzido de forma geral, o contribuinte terá ainda mais incentivo para quitar seu imposto à vista. Isso porque o desconto foi ampliado de 2% para 10% em caso de pagamento em cota única.

Outro benefício que terá impacto no valor final do tributo é a redução da Taxa do Lixo, cobrada juntamente com o IPTU. O serviço já teve o seu valor reduzido de R$ 2,07 (2016) para R$ 1,76 por metro quadrado (m²) em 2017 e, agora, em 2018, custará R$ 1,67 por m², o que representa uma cobrança quase 20% menor.

Ainda com relação às taxas, o proprietário também tem discriminado em seu boleto a Taxa de Proteção a Acidentes, aprovada no último ano como forma de custear os serviços e atividades preventivas e assistenciais decorrentes de situações de desastres naturais, por meio da Comissão Municipal de Defesa Civil. O valor da taxa é proporcional à área de cada imóvel servido.

No total, a Prefeitura emitirá mais de 23 mil carnês, sendo 16.436 de Imposto Predial e 6.713 de Imposto Territorial (terrenos). De acordo com a secretaria de Finanças, a estimativa do município é de arrecadar cerca de R$ 10 milhões de reais com o IPTU 2018.