14 FEV 2018
CULTURA, ESPORTES E LAZER
Escolas dão show e Carnaval Tropical atrai mais de 20 mil pessoas na Avenida

O Carnaval Tropical da Estância Turística de Olímpia atraiu mais de 20 mil pessoas, nas três noites de folia, na Avenida Aurora Forti Neves. Segundo informações da Polícia Militar, cerca de 10 mil pessoas assistiram aos desfiles das escolas de samba no domingo. Na segunda-feira, foram dois mil foliões e na terça-feira, o público estimado foi de cinco mil.

Este ano o destaque ficou por conta do desempenho das escolas de samba. As agremiações inovaram nas fantasias, capricharam nos enredos e levaram muita alegria, brilho e cores para a avenida. A festa começou no domingo, dia 11, com o desfile das quatro escolas de samba, a partir das 21 horas. Após a apresentação das agremiações, teve show da cantora Janna Lima e Banda, no trio elétrico.

Na noite de segunda-feira, 12, o trio elétrico voltou a animar os foliões. O destaque foi o grande número de turistas que lotaram a avenida. Muita gente fantasiada  curtiu as marchinhas e as músicas de axé comandadas pelo DJ Latino. Na terça-feira, 13, após o desfile, mais uma vez o trio agitou o público.

As duas matinês na Praça de Atividades Folclóricas e Turísticas ‘Professor José Sant’anna’ também atraíram a criançada. E nos distritos de Ribeiro dos Santos e Baguaçu, também teve folia nas quatro noites e duas matinês.

A secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Tina Riscalli, destacou a mudança do Carnaval para a Avenida Aurora Forti Neves como positiva. Para ela, o local foi determinante para o sucesso do Carnaval. “Investimos também na iluminação e na decoração, promovendo uma mudança significativa”, disse Tina Riscali. A dedicação e a organização das escolas e o grande número de turistas em Olímpia também contribuíram muito. Outro destaque foi a segurança, nenhuma ocorrência registrada no sambódromo.

OS DESFILES

A primeira escola a entrar no sambódromo da Avenida Aurora Forti Neves, nas noites de domingo, 11, e terça-feira, 13, foi a Samba Sem Compromisso, que este ano completa 43 anos fundação. Com o tema “Em ritmo de mudança”, a agremiação levou para a Avenida 100 componentes e uma alegoria alusiva ao tema. Em seu samba de enredo, traçou uma mistura (vendeu o almoço para comprar a janta), envolvendo o sofrimento da parte mais pobre da população e ao mesmo tempo falando em fazer uma mudança.

Com mais de 40 anos de existência, a Samba Sem é a escola do coração de muitos foliões olimpienses que se mudaram da cidade, mas não abrem mão de marcar presença nos carnavais e desfilar. O presidente da agremiação, Luiz Fernando Monzani, prefere classificar a Samba Sem como um bloco carnavalesco, sem divisão de alas. Esse ano a agremiação passou pelo sambódromo com uma porta estardarte, um casal de mestre sala e porta bandeira, quatro passistas, rainha de bateria e bateria.

A segunda a entrar na avenida foi a mais nova agremiação de Olímpia, a Associação Acadêmicos do Samba. Fundada em 2016, a escola é presidida por Alexandre da Silva Rodrigues, o Belelê. Com o tema “o Gigante Olodum”, a Acadêmicos do Samba foi o destaque do Carnaval nas duas noites de desfile, contando a formação do grupo Olodum, da Bahia. Levou para o sambódromo mais de 260 componentes, seis alas e dois carros alegóricos. Todas as alas em prefeita harmonia, coreografadas e muito bem fantasiadas. Uma apresentação nunca vista no Carnaval de Olímpia, em décadas de desfile nesta cidade. E o presidente Belelê promete mais novidades para 2019.

Com o tema “Uma viagem pelas festas típicas do Brasil”, a Vem Comigo foi a terceira escola a desfilar nas noites de domingo e terça-feira. Fundada há 23 anos e presidida por Sueli Filomena Campos, a agremiação desfilou com cerca de 80 componentes, divididos em três alas. Não saiu com samba de enredo, nem carro alegórico. Foi a escola mais simples, mas encantou pelo desempenho de sua bateria.

A Unidos da COHAB, escola com maior número de componentes, encerrou os desfiles do Carnaval Tropical de Olímpia nas duas noites. Com o enredo “Água, fonte da vida”, a agremiação fez uma homenagem ao parque aquático Thermas dos Laranjais e a seu fundador, empresário Benito Benatti. O diretor geral, Luiz Carlos Roberto, levou para a Avenida Aurora Forti Neves mais de 230 foliões, quatro alas e um carro alegórico.

Na noite de ontem, terça-feira, Benito Benatti e sua família foram ao sambódromo para assistir o desfile. De cima do palanque, o empresário ficou muito emocionado com a passagem da Unidos. A escola parou em frente ao palanque e ali Benatti foi mais uma vez homenageado.

Confira todas as fotos dos desfiles (em alta resolução) no Flickr: https://www.flickr.com/photos/pmolimpia/albums

14/02/2018
Escolas dão show e Carnaval Tropical atrai mais de 20 mil pessoas na Avenida