07 FEV 2018
Obras são iniciadas na Avenida dos Olimpienses

Após muito tempo sem utilização, a Avenida dos Olimpienses, popularmente conhecida como “buracão”, começa a ganhar movimento para se transformar em mais uma opção de entretenimento e lazer na Estância Turística de Olímpia. Nesta semana, a empresa responsável pela obra realizou a limpeza do local para iniciar os trabalhos efetivamente. No fim do ano passado, já havia também sido instalado guard rail nas laterais da via para melhorar a segurança.

A transformação do local contempla o trecho da avenida entre a Rua David de Oliveira e a Avenida Dep. Waldemar Lopes Ferraz. A meta é de que, até o fim do ano, o espaço seja revitalizado e ofereça estrutura com água, esgoto, iluminação e disponibilização de energia para receber feiras e eventos da cidade, como encontros de carros, feiras de food trucks, entre outros. A área também terá sanitários, sala de receptivo turístico, paisagismo e uma ponte histórica de ferro, que está abandonada em Baguaçu, será restaurada e implantada no local para permitir a passagem de veículos, ligando a Rua 9 de Julho sobre a avenida.

Os trabalhos estão sendo conduzidos pela Nascimbem e Antunes Construções Ltda. – EPP, de Ribeirão Preto, empresa vencedora da licitação e que será responsável pelo fornecimento de mão de obra, materiais e equipamentos para execução do projeto, com supervisão da Prefeitura.

A implantação utilizará uma emenda do deputado federal Rodrigo Garcia, via Ministério do Turismo. O investimento será de R$ 1.180.970,16, com contrapartida da Prefeitura de aproximadamente R$ 93 mil.

Anteriormente, um projeto da gestão passada previa para a obra a aplicação de um recurso de R$ 3,5 milhões disponível ao município pela secretaria de Turismo do Estado, por meio do DADETUR 2016 (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos). No entanto, a proposta foi reavaliada pelo prefeito Fernando Cunha para evitar desperdícios de dinheiro público e conclui-se que a emenda parlamentar seria suficiente para a adequação.

Dessa forma, o recurso estadual foi revertido para um projeto maior, o de revitalização da Praça Rui Barbosa e implantação do calçadão, que já foi liberado pelo Estado e está em processo de elaboração do projeto executivo.

“É com grande alegria que prosseguimos com mais uma conquista muito aguardada pela população. A Avenida fica em um trecho privilegiado e movimentado do município, mas estava, até então, inutilizada. Agora, o espaço ganhará uma revitalização para receber eventos e contribuir mais ainda com o desenvolvimento da cidade e o lazer dos turistas e dos moradores”, comentou o prefeito.