05 FEV 2018
Prefeitura entrega escola do bairro Morada Verde e planeja novos investimentos

Os novos bairros da região leste da Estância Turística de Olímpia acabam de receber oficialmente sua primeira unidade escolar. A Escola Municipal de Ensino Básico “Dona Benta” foi inaugurada na última sexta-feira, dia 2 de fevereiro, para atender crianças dos bairros Village Morada Verde, Harmonia I e II, Viva Olímpia, Vida Nova, entre outros.

A unidade foi implantada por meio de um programa da secretaria da Educação do Estado de São Paulo, chamado Creche Escola. No convênio assinado, no valor de R$ 1,3 milhão, o Governo Estadual foi responsável pelo repasse dos valores financeiros e pelo processo de acompanhamento das obras. Já a Prefeitura, em contrapartida, doou o terreno, realizou a licitação e a condução dos serviços. Além disso, em 2017, investiu R$ 500 mil em recursos próprios para acabamento do prédio e compra de mobiliário.

Durante a cerimônia de inauguração, o prefeito Fernando Cunha falou sobre a necessidade de estruturar a região que está em crescimento e anunciou novos investimentos. “Aqui é uma nova Olímpia e, seguramente, em pouco tempo, será uma das regiões mais habitadas da cidade e nós temos que correr atrás para equipar este lado da cidade. Então está aqui o início com uma nova creche e aqui ao lado, no terreno vizinho, a dirigente regional de ensino de Barretos, qualificou a construção de uma escola estadual como prioridade e eu também já estou lutando para fazer uma UBS. Vamos equipar este bairro para ser um bairro modelo”, disse.

“Esta obra que contou com dinheiro do Estado e do município. É uma obra de todos. O ex-prefeito Geninho fez a parte dele, teve com o apoio do deputado Rodrigo Garcia e temos que reconhecer a contribuição deles. Mas a obra chega ao final com esforço financeiro ao longo do último ano da nossa Administração na Prefeitura. Esta mesma creche também queremos fazer no Santa Ifigênia, na parte do campo do Olimpinha. Vamos dispor do mesmo montante de recursos e se Deus quiser, nós vamos iniciar ainda este ano”, completou o prefeito.

A construção da creche também contou com o apoio da FDE – Fundação para o Desenvolvimento da Educação, responsável pelo gerenciamento e pelos projetos do programa “Creche Escola”. No uso da palavra, o presidente da FDE, João Cury Neto, ressaltou a qualidade da obra como prioridade.

“Este é um equipamento de primeiríssima qualidade. O programa é hoje um dos mais bem avaliados e um dos maiores programas de educação infantil do país. Essa creche não deve nada para nenhuma escola particular em suas instalações. Isso é inegociável e nós temos que fazer bem feito. Aqui está a prova de que é possível construir escola pública para quem precisa e de primeiríssima qualidade. Temos que fazer o melhor possível porque essa obra foi feita com os impostos que vocês, cidadãos, pagam para o Estado e é prova de uma parceria que dá certo”, destacou.

O secretário de Estado da Educação, José Renato Nalini, também esteve presente na entrega. “O nome de uma creche, de uma escola municipal é muito importante porque tem que orgulhar a criança que sair daqui. Monteiro Lobato foi acadêmico da Academia Paulista de Letras e há um patrimônio imenso em se falar de Dona Benta, Narizinho, Pedrinho, Visconde de Sabugosa e tantos outros personagens. Nós precisamos resgatar os valores da nossa cidade, da nossa terra, da nossa gente. Nós estamos na cidade do Folclore e a secretária de Educação e a diretora da escola têm aí essa missão de preservar o nosso folclore e passar a mensagem para as crianças”, destacou.

Encerrando seu discurso, o secretário anunciou a assinatura do Termo de Compromisso em que, em nome do Governador Geraldo Alckmin, autoriza a construção de uma nova creche no mesmo modelo, destinada a atender o Jardim Santa Ifigênia, na área do Campo do Olimpinha.

A cerimônia também contou com a participação do Frei Nivaldo Pasqualim e do Padre José Antonio Quissoto, que concederam uma benção aos presentes e à nova unidade.

No total, a instituição, que teve as aulas iniciadas na última semana, atende 140 alunos do Ensino Infantil, Berçário, Maternal I e II e Jardim I e II, com idade entre zero a cinco anos. São 10 salas de aula, sendo cinco em cada período. Ao todo, atuam na EMEB 14 servidores públicos, entre professores, coordenadora, diretora e escriturária.

Além das já citadas, o evento de entrega foi acompanhado por autoridades locais, regionais e estaduais como o deputado estadual Orlando Bolçone, o ex-prefeito de Rio Preto, Valdomiro Lopes, a dirigente regional, Solange Bellini, prefeitos da região, assessores de deputados, secretários municipais, vereadores, equipe gestora da secretaria de Educação, professores, servidores municipais, comunidade, familiares e alunos da escola.

PLANTIO DE ÁRVORES

A EMEB Dona Benta também recebeu um cuidado especial da Daemo Ambiental. Por meio do setor de Meio Ambiente, foram plantadas 42 mudas de árvores diversas na calçada lateral e na área interna da escola. Os benefícios promovidos pelo plantio de árvores em áreas urbanas são muitos, entre elas ajudam a reduzir o calor intenso, além de tornarem o ambiente mais agradável com suas cores e sombras. Na nova escola, foram plantadas mudas de Pata-de-vaca, Coração de negro, Cabreúva, Ipê-rosa, Ipê-roxo, Ipê-amarelo, Amora, Cássia-imperial, Jacarandá-mimoso e Flamboyant.

05/02/2018
Prefeitura entrega escola do bairro Morada Verde e planeja novos investimentos