Olímpia/SP, 18 de junho de 2019

05/02/2018
Saúde segue com ações de combate à dengue

Com as constantes chuvas de verão, a secretaria de Saúde da Estância Turística de Olímpia segue adotando medidas para evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue e diminuir o número de criadouros encontrados no município. Os resultados das ações de conscientização, busca ativa e bloqueio são o registro de apenas seis notificações, com um caso positivo, três negativos e um aguardando.

De acordo com um balanço realizado pela divisão de Vigilância Epidemiológica, no mesmo período em 2017, o número de notificações era de 19, com também um caso positivo. A divisão segue alertando os moradores para que realizem a limpeza dos quintais e evitem materiais que possam acumular água.

Segundo a diretora de Vigilância em Saúde, Maria Carolina Mirandola, os agentes de controle de endemias visitam os imóveis do município durante o ano todo e, no último mês, muitas residências registraram a presença de criadouros, por isso a importância da conscientização. Além disso, em caso de registro positivo da doença são realizados o bloqueio e a nebulização.

“Para combater a dengue é preciso evitar que seu transmissor procrie. Dessa forma, ao eliminar os criadouros os números de casos de dengue vão diminuir. Com uma conscientização bem feita o resultado ao fim do ano tende a ser bom, como ocorreu no ano passado quando o município registrou 19 casos positivos em 243 notificações” explica a diretora.