25 JAN 2018
Novos bairros da região leste terão primeira escola inaugurada

Concluindo mais uma obra que estava inacabada no início da gestão, a Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, por meio da secretaria de Educação, inaugurará no próximo dia 2 de fevereiro (sexta-feira), a Escola Municipal de Ensino Básico (EMEB) Dona Benta, no Village Morada Verde.

Esta é a primeira unidade escolar construída para atender os novos bairros da região leste, que cresceu expressivamente nos últimos anos com a entrega de conjuntos habitacionais como Morada Verde, Harmonia I e II, Viva Olímpia, Vida Nova, entre outros.

A cerimônia de inauguração está marcada para as 15h30 e contará com a presença já confirmada do secretário estadual da Educação, José Renato Nalini, e do presidente da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE/SP), João Cury Neto, podendo ainda ser prestigiada pelo Governador Geraldo Alckmin.

A instituição, que atenderá mais de 100 alunos do Ensino Infantil com idade entre zero a cinco anos, teve as obras iniciadas em janeiro de 2014, com prazo de um ano para entrega. No entanto, a empresa vencedora da licitação decretou falência e abandonou a obra. Após ser relicitada, a nova empresa (Engaza’x Participações e Empreendimentos Ltda. – EPP) assumiu a finalização da construção em março de 2016.

A unidade foi implantada por meio de um programa da secretaria da Educação do Estado de São Paulo, chamado Creche Escola. No convênio assinado, no valor de R$ 1,3 milhão, o Governo Estadual é responsável pelo repasse dos valores financeiros e do processo de acompanhamento das obras. Já a Prefeitura, em contrapartida, doou o terreno, realizou a licitação e a condução dos serviços.

Em janeiro de 2017, o prefeito Fernando Cunha e a secretária de Educação, Maristela Meniti, estiveram no local para acompanhar a situação da obra e pedir agilidade na conclusão. Ainda para garantir a entrega, foi necessário um investimento de mais cerca de R$ 350 mil em recursos próprios para o acabamento do prédio, instalação de estacionamento, parque infantil, ligações elétricas e hidráulicas e adequações às exigências de segurança do Corpo de Bombeiros. Além da parte mobiliária da escola, com estimativa de R$ 150 mil em custos.

A creche foi concluída no fim do ano passado e está recebendo os últimos mobiliários a fim de ficar pronta para o início das aulas, marcado para a próxima segunda-feira, dia 29 de janeiro.