Olímpia/SP, 15 de setembro de 2019

23/01/2018
Saúde já vacinou mais de 900 pessoas contra febre amarela

Balanço realizado pela secretaria de Saúde da Estância Turística de Olímpia demonstra que o município imunizou 965 pessoas, entre o período de 2 a 22 de janeiro, contra a febre amarela. Os números apontam que, em média, mais de 60 pessoas são vacinadas por dia útil.

Além disso, como forma de ampliar a cobertura vacinal e proporcionar melhor atendimento à população, a secretaria de Saúde recebeu, na segunda-feira (22), do Grupo de Vigilância Epidemiológica de Barretos (GVE Barretos), mais mil doses da vacina contra a doença, aumentando o estoque para 1500 doses.

Em meio a discussões veiculadas em redes sociais, a Saúde ressalta ainda que a dose é aplicada seguindo a ordem de chegada, não havendo privilégios a turistas.

O município, diferente de São Paulo e cidades localizadas ao entorno da capital, segue aplicando a dose padrão de 0,5 ml, com validade vitalícia, ao invés de 0,1 ml que tem validade de proteção de oito anos. Dessa forma, basta tomar a vacina uma vez para estar imune.

A Saúde orienta que todos que estão em atraso com a vacina ou possuem dúvidas quanto ao recebimento da dose procurem a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência com a caderneta de vacinação em mãos. Caso não tenha o documento, é preciso procurar a UBS que habitualmente recebia as vacinas.

Todas as Unidades também estão realizando a atualização da caderneta vacinal, conforme prevê o calendário de vacinação.