23 JAN 2018
Conselho de Turismo discute planejamento de ações para 2018

Integrantes do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) estiveram na sede da secretaria de Turismo, na tarde desta segunda-feira, dia 22, para a primeira reunião ordinária de 2018.

No encontro, conduzido pelo secretário da pasta, Dr. Selim Murad, foram apresentados o planejamento para 2018 e outros projetos da secretaria a fim de serem deliberados pelos conselheiros.

Entre as propostas expostas estão projetos de conscientização e sensibilização para o Turismo com o programa “Turismo: Consciência, Participação e Desenvolvimento”, que prevê a realização de palestras, city tours, oficinas e outras ações, direcionadas a trabalhadores do setor turístico e também a alunos e professores.

Além disso, os representantes do conselho conheceram outros projetos que podem se transformar em potenciais produtos turísticos, ampliando a oferta de atrações para os visitantes, como os roteiros turísticos regionais, city tour, cicloturismo, além de Feira de Artesanato noturna e Calendário de Eventos diversificados para a comunidade e turistas.

Os assuntos discutidos na reunião vêm ainda ao encontro do que aponta a Pesquisa de Perfil da Demanda Turística, realizada pela secretaria com apoio dos meios de hospedagem e atrativos, cujo 3º relatório foi também apresentado durante a reunião com o objetivo de explanar aos gestores as informações a respeito do mercado consumidor de turismo na Estância Turística de Olímpia.

De maneira geral, a pesquisa apresenta dados sobre o perfil do turista (origem, com quem viagem, motivo da viagem, renda, escolaridade), avalia os serviços oferecidos e utilizados (atrativos turísticos, hospedagem, limpeza urbana, segurança, comércio) e dá espaço para que o usuário deixe sugestões, elogios e reclamações. Dessa forma, tal documento permite que o poder público e a iniciativa privada atuem para melhorar a cidade e os serviços. Os relatórios de todas as pesquisas estão disponibilizados no site da Prefeitura, na aba “Turismo” (www.olimpia.sp.gov.br).

Todas as ações e projetos foram aprovados por unanimidade pelos conselheiros e caberá, então, à secretaria de Turismo estabelecer o cronograma para realização dos projetos, o que já está em andamento.

A próxima reunião ordinária do COMTUR será está marcada para o dia 19 de fevereiro, às 17h30, na sede da secretaria de Turismo.