17 JAN 2018
Saúde orienta sobre como combater caramujos

Com a chegada das chuvas e o tempo úmido, as residências do município recebem a visita de um molusco indesejável, o caramujo africano. Os animais se tornaram comuns na Estância Turística de Olímpia também sendo encontrados em terrenos, resíduos de construção civil e nas ruas.

Segundo a secretaria de Saúde, o combate e controle de proliferação dos moluscos previnem a população de parasitas que são prejudiciais à saúde, principalmente, quando em contato com a pele humana.

Por isso, a Vigilância Sanitária alerta aos munícipes que, ao encontrarem caramujos, os recolham com luvas ou sacolas de plásticos e os coloque em um balde com água e sal. Quando os animais estiverem mortos condicione-os em um saco e deposite no lixo comum. Além disso, caso o morador faça uso de sal no local onde o molusco se encontra, é preciso recolhê-lo e depositar no lixo comum.

Em caso de dúvidas sobre como proceder com os caramujos, o cidadão pode entrar em contato com a Vigilância Sanitária pelo telefone (17) 3279-1400.

- Evitar lixos em quintais e jardins;

- Utilizar luvas ou sacos plásticos para proteger as mãos no ato da captura;

- Fazer a captura dos caramujos no crepúsculo ou dias nublados e chuvosos quando os moluscos saem dos abrigos;

- Colocar os animais em baldes com água e sal;

- Destruir os ovos com água fervente;

- Quando consumir hortaliças lavar e desinfetar com solução de cloro;