04 JAN 2018
Olímpia apresenta redução de 90% nos casos de dengue em 2017

Dados divulgados pela secretaria de Saúde da Prefeitura da Estância Turística de Olímpia registram que o município reduziu em 89,89% os números de casos positivos de dengue em 2017, comparando com o ano de 2016. Segundo o relatório, 188 pessoas contraíram a doença em 2016, e apenas 19 no ano passado.

Um dos fatores que explicam a grande redução no índice de pacientes com dengue se trata da política de controle do vetor (Aedes aegypti) adotada pela atual administração, que desde o início da gestão, colocou em prática medidas de bloqueios, nebulização, campanhas de instrução para orientar os moradores sobre os riscos da doença e da proliferação do mosquito e a realizou diversos mutirões de limpeza em todos os bairros da cidade, eliminando possíveis criadouros do mosquito.

Os dados demonstram ainda que, no ano de 2016, a divisão de Controle de Endemias notificou 1.042 casos, dos quais 188 foram positivos e 854 negativos. Dentre os casos positivos 175 foram de moradores de Olímpia e 13 de fora. Já em 2017, durante todo o ano, houve apenas 240 notificações, sendo que 19 foram positivos e 216 negativos e cinco aguardam resultado. Em relação aos casos positivos, 17 são de Olímpia e dois de fora. Comparando apenas os casos positivos em moradores Olímpia nos dois períodos a redução atinge 90,29%.

Para a secretária de Saúde, Sandra Lima, o baixo índice de casos de dengue é proveniente de uma ação conjunta da Saúde e da população. “A forma mais ágil de combater a dengue é cada morador fazer a sua parte. E para que isto seja efetivo, a Saúde pratica ações de conscientização, medidas de bloqueio e busca ativa nos domicílios. Então, neste ano que começa vamos manter nossas políticas de controle e buscar diminuir ainda mais os números de casos”, explica.

Os dados também apontam redução de 100% nos casos de Zika, já que em 2016 houve o registro de cinco casos positivos em 30 notificações gerais e, em 2017, nenhum caso positivo em sete notificações. Em contrapartida, no ano de 2016 nenhum paciente contraiu Chikungunya, dentre as 12 notificações, já em 2017 das 12 notificações, duas foram registradas positivamente.