03 JAN 2018
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Social promove entrega de certificados das oficinas de fortalecimento de vínculos

A Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, por meio da secretaria de Assistência Social, realizou no mês de dezembro, a entrega de aproximadamente 780 certificados das oficinas de fortalecimento de vínculos e socialização, realizadas durante o ano de 2017, nas três unidades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), no CRIJ (Centro de Referência da Infância e Juventude) e no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).

A secretaria disponibilizou para as famílias atendidas pelos programas, serviços e benefícios sociais as oficinas de cabelo, pintura em tecido, macramê, crochê, corte e costura, culinária, reaproveitamento de garrafa pet, reaproveitamento de pneus, violão, informática, percussão e futebol, além do curso de camareira, que foi ministrado pelo Senac e algumas participantes já foram inseridas no mercado de trabalho.

Outros cursos também foram oferecidos, em parceria com o Sindicato Rural, como processamento de leite e derivados, processamento de tomate, artesanato de lã de carneiro, artesanato em couro e fibra de bananeira e processamento de pimenta.

As oficinas são importantes ferramentas no processo de socialização e têm como objetivo levar aos munícipes mecanismos para ampliar o universo de conhecimento nos equipamentos sociais. Além disso, possibilitam uma nova perspectiva de vida e muitas vezes podem aumentar a renda familiar e, principalmente, fortalecer vínculos comunitários, desenvolvendo as relações de afetividade e sociabilidade, prevenindo as ocorrências de situações de risco social.

Durante a entrega dos certificados, cada aluno recebeu o que produziu durante as aulas e também participou de sorteio de prêmios como crochês, cortes de cabelo, guardanapos, bolsas de pet e bancos e pufes de pneus.

De acordo com a secretária de Assistência Social, Cristina Reale, planejar, contratar, articular, buscar parceiros e participar da entrega dos certificados representam o resultado de um trabalho da equipe do social com os usuários que participam ativamente das atividades desenvolvidas nos equipamentos sociais, que compõem a rede de proteção social.

“As oficinas são identificadas ouvindo a população. Procuramos ir ao encontro com os anseios e interesses dos usuários, e como podemos contribuir para melhorar a condição de vida das pessoas, no seu desenvolvimento social, resgatando a cidadania e sua inclusão social. Ressalto também que em 2018 teremos ainda mais oficinas para os participantes dos serviços de fortalecimentos de vínculos nos equipamentos sociais”, disse Cristina Reale.

03/01/2018