18 DEZ 2017
Ação de monitoramento regulariza carteiras de vacinação em atraso

A Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, por meio da secretaria de Saúde, realizou, no último sábado (16), o Monitoramento Rápido de Cobertura Vacinal (MRC) em crianças maiores de seis meses e menores de 15 anos, registrando, no total, 16 crianças com carteiras em atraso.

O monitoramento é uma atividade recomendada pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) para supervisão das ações de vacinação.

A iniciativa foi realizada por meio de uma visita domiciliar, abrangendo o perímetro correspondente a cada sala de vacinação das Unidades Básicas de Saúde. O método de busca, que é realizado em municípios com mais de 50 mil habitantes e analisa 25 carteiras de vacinação em cada sala, é uma oportunidade para vacinar crianças e adolescentes em atraso e também aumentar a cobertura vacinal de doenças imunopreveníveis sob vigilância no país.

De acordo com a divisão de Vigilância Epidemiológica, 250 carteiras avaliadas. Com relação à vacinação, na faixa etária de 9 a 14 anos, foram vacinadas oito crianças contra meningo C, Hepatite B e HPV; uma criança de 15 meses recebeu dose de Hepatite A, menigo C e Tríplice viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola); e outras sete crianças não foram vacinas no momento por falta de autorização dos pais ou responsáveis, sendo que os mesmos se comprometeram a leva-las às UBS durante a semana  para atualização das doses, o que será acompanhando pela secretaria de Saúde.