Olímpia/SP, 15 de setembro de 2019

06/12/2017
Campanha contra câncer da pele atende mais de 350 pacientes

A Estância Turística de Olímpia recebeu, no último sábado, dia 2, a Campanha Nacional Contra o Câncer da Pele da Sociedade Brasileira de Dermatologia. A ação foi realizada no Ambulatório de Referências e Especialidades (Postão), em parceria com a secretaria de Saúde, e atendeu, no total, 356 pacientes.

O atendimento foi prestado por dermatologistas da cidade, médicos de outras especialidades e profissionais voluntários. Cada paciente foi examinado e orientado sobre os riscos que o câncer da pele gera para a saúde e, principalmente, a importância de usar filtro solar como meio de prevenção.

Do total de moradores atendidos, 150 foram homens e 206 mulheres. Durante o sábado da campanha, 47 pacientes tiveram diagnóstico clínico de tumores de pele e 115 apresentaram lesões pré-cancerosas (Queratoses Actínicas). Além disso, foram realizadas 27 cirurgias.

Os pacientes que não apresentaram nenhum indício da doença foram examinados e dispensados. Já os que tiveram diagnóstico positivo, foram submetidos ao procedimento cirúrgico imediato no local, ou foram encaminhados para atendimento específico em casos que não cabiam pequenas intervenções. A ação, que é realizada há 15 anos em Olímpia, também foi acompanhada pelo médico e vice-prefeito, Dr. Fábio Martinez.

Segundo a coordenadora da campanha, a médica dermatologista, Dra. Solange Benatti Murad, a grande procura pelo atendimento é sinal de que os moradores estão preocupados com a saúde e querem evitar a doença.

“O câncer da pele tem grande incidência em nosso país e a melhor forma para evitar é a pessoa se conscientizar, prevenir e obter o diagnóstico precoce da doença para tratar no início. Com a campanha podemos ver os pacientes e, acima de tudo, mostrar o que podem fazer para prevenir o câncer da pele”, explica a dermatologista.