Olímpia/SP, 14 de novembro de 2019
ASSISTIR

05/12/2017
“Fique Sabendo” faz mais de 500 testes durante semana da campanha

A Campanha “Fique Sabendo”, promovida pela Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, por meio da secretaria de Saúde, de 27 de novembro a 2 de dezembro, realizou 560 testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite C e Hepatite B.

O atendimento da campanha foi efetuado no Centro de Referência do Idoso (CRI), no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), em diversas Unidades Básicas de Saúde e, no sábado (2), exclusivamente no ARE (Postão).

De acordo com o balanço desenvolvido pelo setor de Vigilância Epidemiológica, a 10a edição da campanha realizou 266 testes de HIV, sendo que nenhum caso positivo foi registrado; 262 testes de Sífilis, nos quais 7 adultos apresentaram a doença; 16 de Hepatite C, com nenhum caso registrado; e 16 de Hepatite B, sendo um morador identificado com a doença.

Os pacientes que foram diagnosticados com as doenças recebem o medicamento gratuito e são acompanhados pelo Centro de Testagem e Aconselhamento durante o tratamento.

A campanha visou realizar testes em pessoas sexualmente ativas, principalmente, as que nunca realizaram o teste de HIV e Sífilis. Além disso, buscou acessar e sensibilizar as pessoas mais vulneráveis ao HIV, uma vez que com o diagnóstico é possível acompanhar todos os casos positivos até que cheguem à Unidade de Referência (CTA) para tratamento.

Segundo a secretária de Saúde, Sandra Lima, o diagnóstico precoce e o início do tratamento são mecanismos para diminuir a transmissão de doenças sexualmente transmissíveis.

“O tratamento exige disciplina do paciente e os profissionais da saúde estão aqui para ajudá-los não apenas fornecendo medicamento, mas também orientando sobre a doença e como manter uma vida normal depois da infecção”, explica a secretária.