30 NOV 2017
TURISMO
Prefeito assina convênio para Centro Cultural e Turístico na Estação Ferroviária

Ao lado do governador Geraldo Alckmin, o prefeito da Estância Turística de Olímpia, Fernando Cunha, assinou na manhã desta quinta-feira, dia 30, o convênio para a implantação do Centro Cultural e Turístico no espaço da Antiga Estação Ferroviária. O ato solene ocorreu no Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista.

O projeto, que já tinha sido aprovado pelo COMTUR (Conselho Municipal de Turismo) e pelo COC (Conselho de Orientação e Controle do Fundo de Melhoria das Estâncias), terá uma verba de pouco mais de R$ 2,3 milhões referente ao recurso do DADETUR 2017 (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos) para ser executado. Os recursos são destinados pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria Estadual de Turismo.

O projeto prevê a preservação e o restauro de características originais do prédio da Estação, que irá abrigar cinco alas: Cultural (pinacoteca), Alimentação (dois vagões restaurantes), Infantil, Artesanato e espaço para apresentações, com palco e estrutura que faz referência a um coreto.

O evento de assinatura de convênios contemplou também mais 34 Estâncias Turísticas e 11 Municípios de Interesse Turístico (MIT). Além do governador e prefeitos, também estiveram presentes o vice-governador, Márcio França, o secretário de Estado do Turismo, Fabrício Cobra, outros secretários, representantes da Aprecesp (Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo) e deputados estaduais.

Com a assinatura, a Prefeitura já está providenciando a regularização da área junto à Secretaria de Patrimônio da União e abrirá, em breve, licitação para execução das obras.

“A Estação Ferroviária é um marco da história da cidade e, há muitos anos, está desativada. Desde o início, estamos buscando a transferência da área para o município para que possamos transformar o espaço em um Centro Cultural e, agora, estamos conseguindo concretizar para que o local que seja mais um atrativo turístico e preserve a cultura de nossa cidade”, comenta o prefeito Fernando Cunha.