Olímpia/SP, 17 de junho de 2019

29/11/2017
Postão realizará testes rápidos de AIDS e Sífilis neste sábado

Com intuito de melhor atender a população e facilitar a realização dos exames, a Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, por meio da secretaria de Saúde, realizará no Ambulatório de Referência e Especialidades – ARE (Postão), no dia 2 de dezembro (sábado), das 9h às 15h, testes rápidos em moradores que não conseguiram procurar as Unidades Básicas de Saúde durante a semana.

A ação faz parte da Campanha “Fique Sabendo”, da secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, que visa incentivar a população a realizar o teste de AIDS e conscientizar sobre a importância da realização do exame. Iniciada no dia 27 de novembro, a iniciativa é desenvolvida por meio de uma parceria da Vigilância em Saúde com o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e as Unidades Básicas de Saúde.

Este ano além da testagem para HIV, a campanha oferecerá ainda testagem para sífilis, em razão do aumento de casos notificados da doença em todo o país.

O teste é indicado para pessoas que nunca fizeram o exame e possuem a vida sexual ativa em situações como: Fez sexo (oral, vaginal, anal) e não usou camisinha, ou a camisinha rompeu; Tem ou teve tuberculose e Hepatites; Tem, teve, ou acha que teve, uma doença sexualmente transmissível (DST); Compartilhou seringas e agulhas; Está grávida ou pretende engravidar (durante pré-natal esses exames já são solicitados pela rede pública de saúde).

Durante o período da campanha, que segue até o próximo sábado, dia 2, todas as unidades de saúde e o CTA estarão abertos para realização dos testes conforme horários estabelecidos:

CTA - das 7h às 13h e das 17h às 19h;

CRI (Centro de Referência do Idoso) - das 7h às 17h;

UBS São José, UBS Valter Stuk, UBS Tropical - das 7h às 17h;

UBS Ribeiro dos Santos e Baguaçu - das 7h às 17h;

UBS Cohab e UBS Santa Ifigênia - das 7h às 13h;

UBS Campo Belo - das 7h às 11h;

ARE (Postão) - somente 02/12 (sábado) 9h às 15h.