28 NOV 2017
Prefeitura lança selo em comemoração aos 100 anos de emancipação do município

No próximo dia 07 de dezembro, a Estância Turística de Olímpia completará 100 anos de emancipação política, tendo sido desmembrada do município de Barretos em 1917. Para celebrar a data, a Prefeitura, por meio da secretaria de Governo, lançará um selo comemorativo ao centenário.

O adesivo será utilizado pela Administração para enviar documentos oficiais e também estará disponível para comercialização na agência dos Correios de Olímpia. A edição limitada conta com 1212 selos que levam uma foto da cidade e a data comemorativa.

Apesar da fundação da cidade datar do dia 02 de março de 1903, dia em que se comemora o aniversário de Olímpia, o município foi oficialmente criado pela Lei Estadual nº 1.571, de 07 de dezembro de 1917.

Segundo a Fundação Seade (Sistema de Estadual de Análise de Dados), antes de chegar à condição de município, Olímpia ganhou do desbravador Antônio Joaquim dos Santos a denominação de Sertão dos Olhos D’Agua. A terra cortada pelo Turvo e Cachoeirinha era repleta de córregos. Distrito criado com a denominação de Olímpia, subordinado ao município de Barretos, caminhou para sua emancipação, tendo sido elevado à categoria de município em 1917 e instalado em 7 de abril de 1918.

Ainda de acordo com a fundação, a história da criação dos municípios paulistas é antiga e não há nenhuma garantia de que esteja concluída. Olímpia, depois de desmembrada de Barretos em 1917, cedeu área para criação de Cajobi em 1926, Paulo de Faria em 1939, Guaraci em 1944, Severínia em 1953 e Altair em 1959.

LANÇAMENTO

Para marcar o lançamento do selo, a Prefeitura da Estância Turística de Olímpia realizará uma solenidade na manhã do dia 7 de dezembro, próxima quinta-feira, na Praça Rui Barbosa, a partir das 9h30.

No mesmo ato, também será entregue pela secretaria de Turismo a reforma do Centro de Atendimento ao Turista, que passou por readequações para melhor receber os visitantes no período de alta temporada do município que se inicia com as férias escolares.