Ir para conteúdo do site
Olímpia/SP, 15 de setembro de 2019

Ir para conteúdo

Prefeitura da Estância Turística de Olímpia-SP
Acompanhe-nos:
Facebook
Twitter
Flickr
Notícias
Principal   Notícias
 

24/11/2017
Saúde inicia campanha “Fique Sabendo” na próxima segunda (27)

A Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, por meio da secretaria de Saúde, realizará, de 27 de novembro a 2 de dezembro, a Campanha “Fique Sabendo”, uma iniciativa da Secretaria do Estado de Saúde, que busca incentivar a população a realizar o teste de AIDS e conscientizar sobre a importância da realização do exame.

A 10ª edição da campanha é desenvolvida por meio de uma parceria da Vigilância em Saúde com o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e as Unidades Básicas de Saúde.

O objetivo da campanha é testar pessoas sexualmente ativas, principalmente, as que nunca realizaram o teste de HIV e Sífilis. Também busca acessar e sensibilizar as pessoas mais vulneráveis ao HIV; acompanhar todos os casos positivos até que cheguem à Unidade de Referência (CTA) para tratamento.

Além disso, a campanha tem como intuito conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce e contribuir para a diminuição da transmissão. De acordo com a secretaria de Saúde, este ano além da testagem para HIV, a campanha oferecerá a testagem para sífilis, em razão do aumento de casos notificados da doença em todo o país.

Durante o período da campanha todas as unidades de saúde e o CTA estarão abertos para realização dos testes conforme horários estabelecidos:

CTA - das 7h às 13h e das 17h às 19h;

CRI (Centro de Referência do Idoso) - das 7h às 17h;

UBS São José, UBS Valter Stuk, UBS Tropical - das 7h às 17h;

UBS Ribeiro dos Santos e Baguaçu - das 7h às 17h;

UBS Cohab e UBS Santa Ifigênia - das 7h às 13h;

UBS Campo Belo - das 7h às 11h;

ARE (Postão) somente 02/12 (sábado) 9h às 15h.

A equipe do CTA também irá realizar testes nos núcleos de Terceira Idade do município e nas faculdades (Uniesp e Eduvale) durante o período da campanha.

A Saúde destaca que o teste de Aids não deve ser feito de forma indiscriminada e a todo o momento. O aconselhável é que quem tenha passado por uma situação de risco, como relação sexual sem proteção, faça o exame. Após a infecção pelo HIV, o sistema imunológico demora cerca de um mês para produzir anticorpos em quantidade suficiente para serem detectados pelo teste. Por conta disso, é melhor fazer o exame após esse período.

De acordo com a secretária da Saúde, Sandra Lima, o munícipio oferece os testes durante o ano todo. “Os testes estão disponíveis na rede pública municipal de Olímpia com profissionais treinados. A técnica é simples e segura. Este ano também serão ofertados os testes colhidos da polpa digital e fluido oral com entrega do resultado em 15 minutos”, explica a secretária.

Segundo o setor de Vigilância em Saúde, o teste é indicado para pessoas que nunca fizeram o exame e possuem a vida sexual ativa em situações como: Fez sexo (oral, vaginal, anal) e não usou camisinha, ou a camisinha rompeu; Tem ou teve tuberculose e Hepatites; Tem, teve, ou acha que teve, uma doença sexualmente transmissível (DST); Compartilhou seringas e agulhas; Está grávida ou pretende engravidar (Durante pré-natal esses exames já são solicitados pela rede pública de saúde).

 
 
 
 
Conheça nossas redes sociais
e compartilhe com seus amigos:
Facebook
Twitter
Flickr
Informativos da Prefeitura, cadastre-se.
Borda
Logo
Mapa Localização: Praça Rui Barbosa, nº 54 - Centro
CEP: 15400-000 | Olímpia - SP
Telefone Telefone para Atendimento:
(17) 3279-2727
Atendimento Atendimento:
Segunda-feira a Sexta-feira das 8h às 17h
© Copyright Instar - 2006-2019. Todos os direitos reservados.
Instar Tecnologia
Seta
Copyright Instar - 2006-2019. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia