23 NOV 2017
Saúde aplica treinamento contra câncer infantojuvenil a agentes comunitários

A Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, por meio da secretaria de Saúde, promoverá no dia 1º de dezembro, na sede da secretaria de Educação, o treinamento sobre “Sinais, Sintomas e Prevenção ao Câncer Infantojuvenil” destinado aos Agentes Comunitários.

Desenvolvido pelo setor de Educação Permanente, Humanização e Ouvidoria, o treinamento alcançará 39 funcionários, que receberão instruções sobre como identificar possíveis sintomas que podem ser característicos do câncer.

O câncer infantojuvenil tem como principais sintomas dores de cabeça pela manhã e vômito; caroços no pescoço, nas axilas e na virilha; dores nas pernas que não passam e atrapalham as atividades das crianças; manchas arroxeadas na pele, hematomas ou pintinhas vermelhas; aumento de tamanho de barriga; e brilho branco em um ou nos dois olhos quando a criança sai em fotografias com flash.

De acordo com a secretária de Saúde, Sandra Lima, a capacitação visa oferecer melhor atendimento aos munícipes, possibilitando o diagnóstico com maior agilidade e eficiência.

“A capacitação é destinada aos agentes devido a eles terem contato direto com a população e conhecerem a realidade de cada cidadão atendido. Ao identificar estes sintomas, os agentes são capazes de instruir e orientar os moradores a procurarem a Unidade Básica de Saúde para serem examinados por médicos”, aponta a secretária.

Entrega de uniformes

A secretaria de Saúde, por meio do setor de Atenção Básica realizará, durante o treinamento, a entrega de uniformes de identificação aos agentes comunitários de saúde. A uniformização é destinada a facilitar a identificação dos profissionais e garantir maior segurança aos moradores, evitando fraudes e falsos profissionais.

Cada agente receberá três uniformes brancos com identificação nas mangas e no bolso, na parte das costas haverá o logo oficial da Estratégia de Saúde da Família.