21 NOV 2017
Centro de Diagnóstico é oficialmente aberto para realizar mil exames por mês

A população da Estância Turística de Olímpia já pode contar com mais um equipamento que contribuirá com a eficácia e a agilidade no atendimento de Saúde do município. É com esse propósito que foi oficialmente entregue, na manhã desta terça-feira (21), o Centro de Diagnóstico por Imagem “Neuza Martins de Alencar”.

O local, coordenado pela Prefeitura, por meio da secretaria de Saúde, possui capacidade para realizar quase mil exames por mês, sendo, em média, 10 exames de ultrassom Doppler por semana, 12 exames de ultrassom comum por dia e mais 35 exames de Raio-X por dia.

Segundo o prefeito Fernando Cunha, com essa abertura, a expectativa é zerar mais rapidamente a fila de espera de cerca de 6 mil exames atrasados desde 2014, o que prejudica o diagnóstico e o tratamento de pacientes da rede pública.

“Tudo é feito na Administração Pública para atender a população e será assim com o Centro de Diagnóstico. Nós encontramos a Prefeitura com cerca de 6 mil exames represados, estamos atendendo os exames que surgem a cada dia e, aos poucos, vamos reduzindo os atrasados. O diagnóstico por imagem hoje é uma ferramenta para comprovar o diagnóstico médico, então, é de fundamental importância para a saúde do município. Com ele em funcionamento, vamos desafogar a UPA do que não é emergência proporcionando atendimento a quase mil pessoas por mês. Ou seja, vamos diminuir a fila e aumentar a capacidade e podemos ainda ampliar este atendimento”, destacou o prefeito.

O prédio já havia sido inaugurado em 30 de novembro de 2016 sem estar concluído e sem condições de prestar os serviços adequados. No entanto, a nova gestão, por meio da secretaria de Obras Engenharia e Infraestrutura, realizou todas as reformas necessárias como o revestimento de massa baritada para isolar o ambiente de qualquer produto radioativo; assentou pisos para a montagem do equipamento do Raio-X; e efetuou a manutenção da parte elétrica e hidráulica. Além disso, providenciou a instalação dos equipamentos de Ultrassom e Raio-X, sendo que este estava guardado em uma caixa fechada desde o ano passado.

O serviço está em funcionamento desde setembro deste ano, mas apenas com a finalização de toda a obra é que está sendo aberto oficialmente para garantir atendimento de qualidade e com conforto e segurança.

O Centro de Diagnóstico por Imagem, localizado na Rua Dr. Antônio Olímpio, 133, funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h.

A cerimônia contou com a presença do prefeito Fernando Cunha; do vice Dr. Fábio Martinez; da secretária de Saúde, Sandra Lima; demais secretários municipais; dos vereadores João Magalhães, Zé das Pedras, Fernandinho Silva, Hélio Lisse, Luiz Salata e Marcão Coca; da provedora da Santa Casa, Luzia Contim; do Tenente Everton Vilela, representando a Polícia Militar; funcionários da Saúde; equipe do Centro de Diagnóstico; imprensa e sociedade civil. Também esteve presente a família da homenageada com os filhos Fabiana e Marcelo de Alencar e o marido Joel de Alencar.