20 NOV 2017
Olímpia realizará caminhada “Passos que Salvam” em prol do Hospital de Câncer

No próximo domingo, dia 26 de novembro, a Estância Turística de Olímpia realizará a caminhada “Passos que Salvam”, desenvolvida pelo Hospital de Câncer de Barretos, com o intuito de conscientizar sobre a prevenção do câncer infantojuvenil.

Os interessados em participar da caminhada podem adquirir os kits (camiseta, boné e mochila) na sede da secretaria de Assistência Social, na Rua Dr. Antonio Olimpio, 946 – Centro, pelo valor de R$ 35 reais. Toda a quantia arrecadada com as vendas será destinada à instituição barretense.

A caminhada partirá às 8h30 de fronte à Prefeitura Municipal e seguirá pela Rua David de Oliveira, depois prosseguirá pela Avenida Aurora Forti Neves até o salão social do Thermas dos Laranjais. No salão, os participantes farão atividades físicas e concorrerão para sorteio de brindes.

De acordo com a secretária de Assistência Social e coordenadora da ação no município, Cristina Reale, a expectativa é de que aproximadamente 400 estejam presentes.

“Já foram vendidos 350 kits e ainda temos para as pessoas que queiram participar e colaborar com a ação. É um esforço conjunto dos cidadãos em prol de um bem comum, ajudando pacientes e conscientizando sobre os riscos do câncer infantojuvenil”, explica a secretária.

A secretária ainda ressalta que a caminhada “Passos que Salvam” é uma ferramenta para demonstrar a importância do diagnóstico precoce. “Quanto mais cedo for descoberto, maior é a chance de um tratamento eficaz, podendo alcançar até a cura”, aponta a secretária.

Para mais informações a respeito da caminhada e disponibilidade dos kits, basta entrar em contato com a secretaria de Assistência Social pelo telefone (17) 3279-3535.

Conscientização sobre o Câncer Infantojuvenil

A APAE de Olímpia foi sede, no dia 13 de novembro, de uma palestra sobre o câncer infantojuvenil, realizada por profissionais do Hospital de Câncer.

A ação objetivou explicar os tipos de câncer que podem acometer crianças e adolescentes, bem como a importância do tratamento precoce. Na oportunidade, munícipes e servidores puderam sanar dúvidas e aprender sobre os sintomas, que podem ser: dores de cabeça pela manhã e vômito; caroços no pescoço, nas axilas e na virilha; dores nas pernas que não passam e atrapalham as atividades das crianças; manchas arroxeadas na pele, hematomas ou pintinhas vermelhas; aumento de tamanho de barriga; e brilho branco em um ou nos dois olhos quando a criança sai em fotografias com flash.

A palestra também demonstrou que os cânceres mais frequentes na infância são: a leucemia; tumores do sistema nervoso central; linfoma não Hodkin; neuroblastoma; tumor de wilms; sarcomas de partes moles; tumores ósseos; retinoblastoma; e doença de Hodgkin.