25 OUT 2017
Secretária de Assistência Social representará o Estado em Conferência Nacional

A secretária de Assistência Social da Estância Turística de Olímpia, Cristina Reale, eleita delegada estadual, irá compor a delegação do estado de São Paulo na 11ª Conferência Nacional de Assistência Social, marcada entre os dias 5 e 8 de dezembro, em Brasília.

O evento, que é realizado pelo Ministério do Desenvolvimento Social em parceria com o Conselho Nacional de Assistência Social, tratará da situação atual e dos avanços do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e discutirá propostas de diretrizes para aperfeiçoamento do Sistema e da Politica Nacional de Assistência Social.

A escolha da representante ocorreu durante a Conferência Estadual de Assistência Social, realizada em Águas de Lindóia, neste mês. No encontro, que debateu a garantia de direitos no fortalecimento do (SUAS), o município participou com representantes do Poder Público (Cristina Reale) e de usuários de programas oferecidos pelo Social (Alexandro Ribeiro Correa).

Na oportunidade, foram debatidos a proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais; gestão democrática e controle social; o lugar da cidade sociedade civil no SUAS; acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais; e a legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.

De acordo com a secretária, as conferências promovem o diálogo entre os representantes do poder público e membros da sociedade civil para desenvolver a política de Assistência Social.

“Representar Olímpia e região em conferências de Assistência Social significa contribuir na continuação da construção e implementação da política pública de assistência social, visando a garantida de direitos sociais através da política pública eficiente e comprometida com o processo de inclusão social”, salienta Cristina.