Olímpia/SP, 24 de setembro de 2019

19/10/2017
Saúde realiza palestras para conscientizar alunos sobre escorpião

A Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, por meio da secretaria de Saúde, realizou nas Escolas Municipais de Ensino Básico e nas Escolas Estaduais palestras de conscientização sobre os riscos que o escorpião pode trazer para a Saúde.

As palestras foram ministradas pelos profissionais do Controle de Endemias e, durante as exposições, eles explicaram aos alunos sobre como proceder caso encontrem o aracnídeo e a importância de um rápido atendimento em caso de incidente com o escorpião. Além disso, os profissionais ensinaram as crianças a analisar peças de roupas e calçados para não serem surpreendidos com o animal.

De acordo com balanço da secretaria de Saúde de Olímpia, de janeiro a setembro deste ano, foram registrados 198 atendimentos com escorpiões no município. No mesmo período do ano passado, foram registrados 219 incidentes, o que representa uma redução de quase 20% de um ano para o outro.

Segundo a diretora de Vigilância em Saúde, Jaqueline Barbosa da Silva, a ação faz parte da estratégia desenvolvida com o Arrastão de Combate à Dengue e ao Escorpião, que se inicia dia 23 de outubro. “As crianças são as mais vulneráveis a picada de escorpião, por isso estamos indo nas escolas mostrar a elas o que é este artrópode e como evitar acidentes. Conscientizar é fundamental para preservar a saúde das crianças”, explica a diretora.