06 OUT 2017
Reativação da UTI da Santa Casa já contribuiu com o tratamento de 40 pacientes

Reativada em 1º de setembro deste ano, a UTI da Santa Casa de Misericórdia de Olímpia manteve-se quase totalmente ocupada desde o seu primeiro dia de funcionamento. Segundo o hospital, a unidade atendeu 40 pacientes, registrando 92,38% de ocupação dos leitos durante o último mês.

Antes de iniciar os atendimentos como Unidade de Terapia Intensiva, o local era utilizado apenas em casos emergenciais para pacientes já internados na Santa Casa, mas não oferecia o tratamento intensivo completo.

A reabertura foi possível graças a um esforço entre a Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, Câmara Municipal e a própria instituição que juntas conseguiram os recursos necessários para a reativação.

Comparado ao atendimento realizado no mês de agosto, o hospital praticamente dobrou sua capacidade de atuar em casos graves com a reabertura da unidade, o que possibilitou também salvar mais vidas. Do total de pacientes atendidos, 77,33% foram internações via Sistema Único de Saúde (SUS) e 22,67% particulares.

A UTI da Santa Casa apresenta estrutura completa, conforme determina o Ministério da Saúde, sendo composta por sete leitos, dos quais cinco são destinados aos pacientes do SUS e dois para pacientes particulares. Além disso, possui uma equipe médica 24 horas formada por um coordenador intensivista, médicos diaristas e plantonistas. Os pacientes também recebem auxílio de enfermeiros intensivistas 24 horas, técnicos em enfermagem, nutricionistas, farmacêuticos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas e psicólogos.

De acordo com a Gerente Geral da Santa Casa, Lillyane Albergaria Prado Novo, a UTI tem uma despesa mensal de R$ 170.00,00, que está sendo custeada pela parceria entre os poderes público e privado. Além disso, está em um processo de reclassificação para alcançar o Tipo II de qualificação da Unidade.

“Hoje recebemos um repasse de aproximadamente R$ 94,00 por diária de leito SUS, mas, após esta qualificação, poderemos chegar a receber um repasse de custeio diferenciado de aproximadamente R$ 800,00 por diária de leito do SUS”, explica Lillyane.

Para o prefeito Fernando Cunha, o compromisso não se cumpre apenas com a reativação, na verdade, é o seu início para melhorar a saúde. “Pra mim, é uma responsabilidade muito grande, na condição de prefeito, de ajudar a salvar vidas e cuidar da saúde da população da nossa cidade. Agora, o próximo passo é o credenciamento da UTI para recebermos mais recursos e equilibrar o caixa do hospital para novas conquistas”, reforça.

Segundo a provedora da Santa Casa, Luzia Contim, com a abertura da UTI os pacientes são diretamente encaminhados para a Santa Casa e não mais precisam ficar aguardando transferência na Unidade de Pronto Atendimento, o que contribui, consequentemente, com o aumento das chances de vida dos pacientes.

“O serviço oferece qualidade de vida e atendimento aos pacientes. Ao reabrir a UTI, o atendimento emergencial é feito aqui no município, o que facilita o tratamento e, muitas vezes, é crucial para salvar a vida dos pacientes”, aponta a provedora.