04 OUT 2017
Projeto ensina Língua de Sinais para alunos da rede municipal

A necessidade de promover uma comunicação eficaz entre estudantes com deficiência auditiva e ouvintes fez com que a Secretaria Municipal de Educação (SME) elaborasse o Projeto “Libras na Escola” para ensinar a Língua Brasileira de Sinais‎ (Libras).

De acordo com a supervisora de Ensino, Silvana Albano, idealizadora do projeto e responsável pela Educação Especial Inclusiva no município, a ação teve início devido à necessidade do aluno com deficiência auditiva comunicar-se com o ambiente escolar. Integrar o aluno com deficiência auditiva (surdez) é papel relevante da escola e o ensino da Libras é um fator central que possibilita esta ação.

O projeto é realizado na EMEB Santo Seno, na sala do 1º ano, uma vez por semana. Ministradas pela Professora Adriana Lopes Louzada, as aulas ensinam os sinais para todos alunos da turma, tornando a linguagem uma ferramenta comum a todos.

A execução do projeto é acompanhada pela coordenadora técnico pedagógica da SME, Marcela R. Nespolo Aniceto. “A Libras, assim como qualquer outra forma de língua é composta por fonologia, morfologia, sintaxe e semântica. O que difere é sua modalidade de articulação, ou seja, para se comunicar, não basta apenas conhecer sinais, sua gramática precisa ser estudada para que seja estabelecida a comunicação”, afirma a coordenadora.

Segundo a secretária de Educação, Profª Maristela Meniti, o projeto, que tem total apoio da SME, é desenvolvido de acordo com a Lei 5016/2013, que estabelece diretrizes e parâmetros para o desenvolvimento de políticas públicas educacionais voltadas à educação bilíngue para surdos, a serem implantadas e implementadas nos diversos setores.