Olímpia/SP, 15 de setembro de 2019

Conscientização e orientação são focos da Saúde no Outubro Rosa

A Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, por meio da secretaria de Saúde, inicia, nesta segunda-feira (2), as ações do Outubro Rosa, conscientizando e orientando a população sobre os riscos do câncer de mama.

A Campanha do Outubro Rosa visa alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância de prevenir e diagnosticar, precocemente, o câncer de mama. Com esta concepção, a Saúde realizará, no decorrer deste mês, em todas as Unidades Básicas de Saúde ações de conscientização, com faixas e orientações.

Além disso, como o município já desenvolveu a Campanha Prevenção ao câncer de mama durante os meses de junho, julho e agosto, a Saúde informará às mulheres os serviços oferecidos pelo Hospital Pio XII. A moradora que tiver dúvidas ou, após o autoexame, constatar algo irregular na mama deve procurar a UBS mais próxima para ser encaminhada ao médico responsável.

De acordo com a secretária de Saúde, Sandra Lima, durante o Outubro Rosa, todas as mulheres serão informadas sobre o quão é importante fazer a mamografia e estar atentas aos sinais da doença.

“Temos que instruir e, sobretudo, oferecer mecanismos para evitar o câncer de mama e, com o Outubro Rosa, intensificamos nossos trabalhos, dando a elas informações sobre a doença e encaminhamentos para a realização de exames”, explica Sandra.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer, o câncer de mama é relativamente raro antes dos 35 anos, mas acima dessa idade sua incidência cresce rápida e progressivamente, sendo que nem todo tumor na mama é maligno. Quando este é diagnosticado e tratado ainda em fase inicial, as chances de cura da doença chegam a até 95%. Por isso, é fundamental que toda mulher faça uma mamografia por ano a partir dos 40 anos.

Em caso de dúvidas ou para mais informações, a Saúde orienta que as moradoras procurem a UBS mais próxima ou entrem em contato pelo telefone (17) 3279-1400.