27 SET 2017
CULTURA, ESPORTES E LAZER
Reunião discute sobre Cadastro Estadual de Museus

Foi realizada nesta terça-feira, dia 26, no Paço Municipal da Estância Turística de Olímpia, uma reunião com os Museus da região de Barretos para conhecerem os detalhes do Cadastro Estadual de Museus (CEM-SP).

O encontro, que discutiu a preservação do patrimônio público e a importância do SISEM-SP e do Cadastro Estadual de Museus (CEM-SP), contou com as presenças de Tina Riscali, secretária de Cultura, Esportes e Lazer, Rosely Seno, diretora do Museu de História e Folclore Maria Olímpia, Raquel de Mattos, museóloga e gestora do Museu Ruy Menezes, de Barretos, Regina Ponte, coordenadora da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico e Davidson Kaseker, diretor do Sistema Estadual de Museus.

O Cadastro Estadual de Museus de São Paulo é um instrumento de política pública elaborado pela secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, por meio da atuação do Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus (GTC SISEM-SP), que visa estabelecer padrões normativos para o setor museológico e sistematizar as informações sobre os museus em território paulista, identificando suas condições estruturais e atuando de forma dialógica para sua qualificação.

O SISEM-SP, Sistema Estadual de Museus de São Paulo, congrega e articula os museus paulistas, com o objetivo de promover a qualificação e o fortalecimento institucional. O sistema atua em cinco linhas de ação principais: articulação, apoio técnico, comunicação, formação e fomento.

O diretor Davidson Kaseker ressalta a importância do cadastro, pois mesmo que não aprovado, a visita técnica ajuda para observar os reais problemas e fazer melhorias.  Após o cadastro, o museu passa por uma visita técnica para depois ser aprovado e cadastrado, e assim ser reconhecido como Museu.